Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67287
Tipo: TCC
Título: A contribuição da videoanálise em uma sequência didática para determinar os efeitos da resistência do ar sobre um paraqueda
Autor(es): Prado, Carlos Eduardo Gama
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Videoanálise;Aplicativo Tracker;Leis de Newton;Resistência do ar;Sequência didática
Data do documento: 2022
Citação: PRADO, C. E. G. A contribuição da videoanálise em uma sequência didática para determinar os efeitos da resistência do ar sobre um paraquedas. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se a elaboração de uma sequência didática para o ensino das aplicações das Leis de Newton, em particular, os casos especiais de resistência do ar, atuando em um paraquedas. Para tal, foi explorado uma videoanálise através do software Tracker, que permite aos estudantes tornarem-se agentes centrais e ativos nas atividades experimentais, ao filmarem os experimentos, obterem e tratarem os respectivos dados. A sequência foi produzida tendo como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa. Ao utilizar de forma criteriosa a tecnologia a disposição do aluno, torna-se possível uma aprendizagem mais efetiva e potencializa uma educação que busque emancipar e dar autonomia ao aluno, especialmente quando conjuga qualidade acadêmica e tecnologias livres. Nesse sentido, esse trabalho fornece aos estudantes fundamentação teórica por meio de atividades experimentais significativas em aulas de física mediadas por tecnologias educacionais livres que apresentam, ao mesmo tempo, qualidade, flexibilidade de uso e baixo custo, de modo que sejam compatíveis com a realidade educacional brasileira.
Abstract: In this work, we present the elaboration of a didactic sequence for teaching the applications of Newton's Laws, in particular, the special cases of air resistance, acting on a parachute. To this end, video analysis was explored through the Tracker software, which allows students to become central and active agents in experimental activities, by filming the experiments, obtaining and processing the respective data. The sequence was produced with the Theory of Meaningful Learning as a theoretical framework. By judiciously using the technology available to the student, a more effective learning becomes possible and enhances an education that seeks to emancipate and empower the student, especially when it combines academic quality and free technologies. In this sense, this work provides students with theoretical foundations through significant experimental activities in physics classes mediated by free educational technologies that present, at the same time, quality, flexibility of use and low cost, so that they are compatible with the reality of Brazilian education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67287
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_cegprado.pdf702,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.