Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6711
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A atuação do PLANFOR no combate à pobreza em Maceió
Título en inglés: The acting of the PLANFOR in the combat to the poverty in Maceió
Autor : PIZZI, Laura Cristina Vieira
VIEIRA, Izabella da Silva
MELO, Maryanna Chelly Barbosa
Palabras clave : Qualificação profissional;Pobreza;Políticas públicas;Professional education;Poverty;Public policy
Fecha de publicación : 2008
Editorial : http://www.revistalabor.ufc.br/index.php
Citación : PIZZI, L. C. V. ; VIEIRA, I. S. ; MELO, M. C. B. (2008)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa teve como objetivo examinar as conseqüências dos cursos de qualificação profissional básica oferecidos pelo PLANFOR em Maceió/AL, considerando a eficácia em sua aplicação, verificando de que forma os alunos absorveram e avaliaram os conteúdos transmitidos durante o curso, fazendo o levantamento do perfil socioeconômico dos alunos egressos, avaliando o impacto que o curso de qualificação profissional causou na vida produtiva das pessoas que participaram do programa. Foi discutida ainda a sua vinculação aos novos conceitos de formação, qualificação e competência, de que forma está engajado as novas exigências do novo modelo de produção. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a abordagem metodológica adotada foi a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com alunos egressos dos cursos e através de análise documental. Entendemos que o PLANFOR, não atingiu seus objetivos, já que a maioria dos entrevistados se encontrava fora do mercado de trabalho. Os cursos também não conseguiram elevar significativamente o nível da renda de seus egressos. Verificamos que os conteúdos ensinados de forma transversal, de cunho mais social, foram pouco absorvidos pelos ex-alunos, mas aqueles conhecimentos diretamente ligados à profissão ainda estavam bem presentes na memória dos egressos.
Abstract: The main goal of our research was examining the consequences of basic professional education courses offered by PLANFOR at the city of Maceió/AL,considering its efficacy, verifying the ways students learned and evaluated the knowledge they learned during the courses, taking the socioeconomic profile of the students, evaluating the impact of this kind of courses on the professional and productive life of people who participated on them. Was discussed either the links between the courses and the new concepts like education, basic skills, and competences, and the ways they are engaged on the demands of the new production model. The research is qualitative and the methodology is Content Analysis. To do the research we used interviews with students who had already finished the courses and documental analysis. We understand that PLANFOR did not achieve its main goal, considering that the majority of the students are off of the labor market. The courses also did not improve the domestic budget of the students. We verified that the transversal contents, with social approach, was poorly remembered by the students, but the contents related to the profession, was vivid on their memory.
Descripción : PIZZI, Laura Cristina Vieira; VIEIRA, Izabella da Silva; MELO, Maryanna Chelly Barbosa. A atuação do PLANFOR no combate à pobreza em Maceió. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2008.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6711
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_aRT_LCVPizzi; ISVieira; MCBMelo.pdf86,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.