Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPIZZI, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.authorVIEIRA, Izabella da Silva-
dc.contributor.authorMELO, Maryanna Chelly Barbosa-
dc.date.accessioned2013-11-14T16:12:20Z-
dc.date.available2013-11-14T16:12:20Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPIZZI, L. C. V. ; VIEIRA, I. S. ; MELO, M. C. B. (2008)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6711-
dc.descriptionPIZZI, Laura Cristina Vieira; VIEIRA, Izabella da Silva; MELO, Maryanna Chelly Barbosa. A atuação do PLANFOR no combate à pobreza em Maceió. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2008.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of our research was examining the consequences of basic professional education courses offered by PLANFOR at the city of Maceió/AL,considering its efficacy, verifying the ways students learned and evaluated the knowledge they learned during the courses, taking the socioeconomic profile of the students, evaluating the impact of this kind of courses on the professional and productive life of people who participated on them. Was discussed either the links between the courses and the new concepts like education, basic skills, and competences, and the ways they are engaged on the demands of the new production model. The research is qualitative and the methodology is Content Analysis. To do the research we used interviews with students who had already finished the courses and documental analysis. We understand that PLANFOR did not achieve its main goal, considering that the majority of the students are off of the labor market. The courses also did not improve the domestic budget of the students. We verified that the transversal contents, with social approach, was poorly remembered by the students, but the contents related to the profession, was vivid on their memory.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/index.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectPovertypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleA atuação do PLANFOR no combate à pobreza em Maceiópt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo examinar as conseqüências dos cursos de qualificação profissional básica oferecidos pelo PLANFOR em Maceió/AL, considerando a eficácia em sua aplicação, verificando de que forma os alunos absorveram e avaliaram os conteúdos transmitidos durante o curso, fazendo o levantamento do perfil socioeconômico dos alunos egressos, avaliando o impacto que o curso de qualificação profissional causou na vida produtiva das pessoas que participaram do programa. Foi discutida ainda a sua vinculação aos novos conceitos de formação, qualificação e competência, de que forma está engajado as novas exigências do novo modelo de produção. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a abordagem metodológica adotada foi a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com alunos egressos dos cursos e através de análise documental. Entendemos que o PLANFOR, não atingiu seus objetivos, já que a maioria dos entrevistados se encontrava fora do mercado de trabalho. Os cursos também não conseguiram elevar significativamente o nível da renda de seus egressos. Verificamos que os conteúdos ensinados de forma transversal, de cunho mais social, foram pouco absorvidos pelos ex-alunos, mas aqueles conhecimentos diretamente ligados à profissão ainda estavam bem presentes na memória dos egressos.pt_BR
dc.title.enThe acting of the PLANFOR in the combat to the poverty in Maceiópt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_aRT_LCVPizzi; ISVieira; MCBMelo.pdf86,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.