Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67066
Tipo: TCC
Título: Estudo da incerteza de janelas de atendimento em problemas de roteirização de veículos
Autor(es): Lima, Ana Cibele Rodrigues
Orientador: Paz, Rosineide Fernando da
Coorientador: Arruda, Alexandre Matos
Palavras-chave: Logística;Janelas de Atendimento;Roteirização de Veículos;Otimização combinatória
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Ana Cibele Rodrigues. Estudo da incerteza de janelas de atendimento em problemas de roteirização de veículos. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumo: O Problema de Roteirização de Veículos com Janela de Atendimento é uma extensão do Problema de Roteirização de Veículos adicionando janelas de atendimento. Embora amplamente estudado na literatura, os métodos propostos para resolução do Problema de Roteirização de Veículos com Janela de Atendimento (PRVJA) assumem que as janelas fornecidas estão corretas. A partir disso, em decorrência de janelas de atendimento inválidas, entregas mal sucedidas podem ocorrer com maior frequência. O presente trabalho propõe estratégias para otimizar a chance de uma entrega ser bem sucedida. Para esse propósito, são utilizados dados históricos de tentativas de entregas, os quais foram fornecidos pela empresa GreenMile. A esses dados são aplicados métodos estatísticos para dados em intervalos limitados e métodos de regressão para resposta binária. O horário da tentativa de entrega é modelado na abordagem para dados em intervalo limitado. Outra abordagem adotada é o uso do modelo de regressão logística. Nessa abordagem, o objetivo é utilizar um conjunto de variáveis explicativas na obtenção da probabilidade de se obter sucesso, ou fracasso, numa tentativa de entrega. Como resultado, obteve-se uma estratégia para tomada de decisão sobre o horário para realização de uma entrega, considerando as características do estabelecimento atendido e os dados históricos das entregas realizadas.
Abstract: The Vehicle Routing Problem with Time Window is a Vehicle Routing Problem extension by adding time windows. Although extensively studied in the literature, the methods proposed for solving the Vehicle Routing Problem with Time Window assume that the given time windows are correct. Then due to invalid time windows, unsuccessful deliveries may occur more frequently. The present work proposes strategies to optimize the chance of successful delivery. For this purpose, historical data of delivery attempts are used, provided by GreenMile company. Statistical methods for data in limited intervals and regression methods for binary response apply to these data. Delivery attempt hour is modeled in the approach for data in limited intervals. Another approach adopted is the use of the logistic regression model. In this approach, the goal is to use a set of explanatory variables to obtain the probability of achieving success, or failure, in a delivery attempt. As a result, it was getting a decision-making strategy on the optimal time interval to carry out delivery, considering the characteristics of the establishment served and the historical data of the deliveries made.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67066
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_acrlima.pdf847,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.