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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Hierarquização de melhores ligantes a serem aplicados na imprimação betuminosa de rodovias em função de características tecnológicas e ambientais
Título en inglés: Ranking of the best binders to be applied in the bituminous priming of roads according to technological and environmental characteristics
Autor : Almeida, Fernando Dácio de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Carvalho, Leandro Machado de
Nascimento, Paulo Cícero do
Nascimento, Luis Alberto Herrmann do
Cravo, Margareth Coutinho
Palabras clave : Pavimentação;Imprimação;Sustentabilidade;CM-30
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Transportes
Citación : BARROSO, S. H. A. et al. Hierarquização de melhores ligantes a serem aplicados na imprimação betuminosa de rodovias em função de características tecnológicas e ambientais. Transportes, Vol. 30, n. 1, p. 1-16, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A busca pela compreensão do comportamento dos ligantes menos poluentes quando comparado ao asfalto diluído de petróleo (CM-30) para serviço de imprimação motivou esta pesquisa. Assim, hierarquizou-se ligantes comerciais e alternativos aplicáveis em serviços de imprimação pelos critérios tecnológicos e ambientais. Para tanto, verificou-se os parâmetros: penetração, coesão, aderência, desgaste superficial e ambiental de bases imprimadas com solos diferentes, usando-se o CM-30 como referência e seis ligantes alternativos: G8, G14, G15, G17, G18 e uma emulsão especial para imprimação - E1. Na base arenosa, o tipo de fluido preponderou sobre os parâmetros avaliados. Já na base argilosa, variações de umidade alteraram esses parâmetros. Assim, G14 apresentou-se promissor frente ao CM-30 seguido dos ligantes G8 e G18. Entretanto, o ligante G18 se mostrou inviável pelo gasto de energia para sua aplicação, cerca de 120°. Na análise ambiental, o G8 emitiu menos volátéis que o CM-30, sendo técnica e ambientalmente mais autossustentável.
Abstract: The search for understanding the behavior of less polluting binders when compared to diluted petroleum asphalt (CM-30) for the priming service motivated this research. Thus, commercial and alternative binders applicable in priming services were ranked by technological and environmental criteria. To do so, the following parameters were checked: penetration, cohesion, adherence, surface wear, and environmental parameters of bases primed with different soils, using CM-30 as reference and six alternative binders: G8, G14, G15, G17, G18, and a special emulsion for priming - E1. In the sandy base, the type of fluid predominated over the parameters evaluated. On the clayey base, variations in humidity altered these parameters. Thus, G14 showed promise against CM-30, followed by the binders G8 and G18. However, the G18 binder proved to be unfeasible due to the energy expenditure for its application, around 120°. In the environmental analysis, G8 emitted less volatiles than CM-30, being technically and environmentally more self-sustainable.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66997
ISSN : 2237-1346
Aparece en las colecciones: DET - Artigos publicados em revista científica

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