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dc.contributor.authorAlmeida, Fernando Dácio de-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorCarvalho, Leandro Machado de-
dc.contributor.authorNascimento, Paulo Cícero do-
dc.contributor.authorNascimento, Luis Alberto Herrmann do-
dc.contributor.authorCravo, Margareth Coutinho-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:27:32Z-
dc.date.available2022-07-08T18:27:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARROSO, S. H. A. et al. Hierarquização de melhores ligantes a serem aplicados na imprimação betuminosa de rodovias em função de características tecnológicas e ambientais. Transportes, Vol. 30, n. 1, p. 1-16, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66997-
dc.description.abstractThe search for understanding the behavior of less polluting binders when compared to diluted petroleum asphalt (CM-30) for the priming service motivated this research. Thus, commercial and alternative binders applicable in priming services were ranked by technological and environmental criteria. To do so, the following parameters were checked: penetration, cohesion, adherence, surface wear, and environmental parameters of bases primed with different soils, using CM-30 as reference and six alternative binders: G8, G14, G15, G17, G18, and a special emulsion for priming - E1. In the sandy base, the type of fluid predominated over the parameters evaluated. On the clayey base, variations in humidity altered these parameters. Thus, G14 showed promise against CM-30, followed by the binders G8 and G18. However, the G18 binder proved to be unfeasible due to the energy expenditure for its application, around 120°. In the environmental analysis, G8 emitted less volatiles than CM-30, being technically and environmentally more self-sustainable.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectImprimaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCM-30pt_BR
dc.titleHierarquização de melhores ligantes a serem aplicados na imprimação betuminosa de rodovias em função de características tecnológicas e ambientaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA busca pela compreensão do comportamento dos ligantes menos poluentes quando comparado ao asfalto diluído de petróleo (CM-30) para serviço de imprimação motivou esta pesquisa. Assim, hierarquizou-se ligantes comerciais e alternativos aplicáveis em serviços de imprimação pelos critérios tecnológicos e ambientais. Para tanto, verificou-se os parâmetros: penetração, coesão, aderência, desgaste superficial e ambiental de bases imprimadas com solos diferentes, usando-se o CM-30 como referência e seis ligantes alternativos: G8, G14, G15, G17, G18 e uma emulsão especial para imprimação - E1. Na base arenosa, o tipo de fluido preponderou sobre os parâmetros avaliados. Já na base argilosa, variações de umidade alteraram esses parâmetros. Assim, G14 apresentou-se promissor frente ao CM-30 seguido dos ligantes G8 e G18. Entretanto, o ligante G18 se mostrou inviável pelo gasto de energia para sua aplicação, cerca de 120°. Na análise ambiental, o G8 emitiu menos volátéis que o CM-30, sendo técnica e ambientalmente mais autossustentável.pt_BR
dc.title.enRanking of the best binders to be applied in the bituminous priming of roads according to technological and environmental characteristicspt_BR
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