Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66971
Type: | TCC |
Title: | O ensino de Geografia em meio a pandemia: possibilidades da aprendizagem dos conceitos |
Authors: | Silva, Ezequias Marques |
Advisor: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
Keywords: | Ensino e conceitos geográficos;Ensino remoto emergencial;Recursos didáticos |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Ezequias Marques. O ensino de Geografia em meio a pandemia: possibilidades da aprendizagem dos conceitos. 2022. 98 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho trata sobre o ensino de Geografia no contexto do ensino remoto emergencial, durante a pandemia do Coronavírus (SARS-COV-2). Assim, teve como o objetivo, analisar os recursos didáticos utilizados no ensino de Geografia que potencializam a construção de conceitos no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos tratados foram: 1) caracterizar os espaços, concretos ou virtuais, para o ensino e aprendizagem geográficas; 2) descrever as atividades, habilidades e atitudes, procedimentos propostos conforme a natureza dos conteúdos trabalhados; e 3) avaliar as possibilidades metodológicas aplicadas de acordo com a realidade estudada e propor recursos didáticos adaptados à realidade escolar. A pesquisa de abordagem qualitativa foi do tipo participativa, e teve como aporte teórico os estudos de Vygotsky, Cavalcanti, Chalita, Castellar e Vilhena. Como metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico; participou-se de aulas síncronas e assíncronas de Geografia, em uma escola pública municipal de Fortaleza-CE; observou-se e interagiu-se em grupos de WhatsApp ; aplicou-se três questionários e realizou-se uma entrevista com os alunos do 7º ano e uma entrevista com a professora de Geografia, além de pesquisas via internet sobre a situação do bairro e da escola. Como resultados, constatou-se que: a escola analisada é razoavelmente equipada, mas sem possibilidade de uso devido a pandemia de coronavirus, a gestão organiza-se de forma que não favorece o ensino de geografia. A professora é limitada por questões estruturais e por excesso de trabalho, os alunos estão desmotivados com o ensino remoto e não conseguiram desenvolver os conceitos de maneira adequada. Todavia, como possibilidades de melhoria, a boa didática da professora, a mudança para o ensino híbrido e presencial, bem como a participação razoável dos alunos em aula, na qual resultou em proposições de recursos possíveis de serem aplicadas nessa realidade. A aplicação de metodologias dinâmicas proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais, essenciais para a construção de conceitos. |
Abstract: | This work deals with the teaching of Geography in the context of emergency remote teaching, during the Coronavirus pandemic (SARS-COV-2). Thus, It aimed to analyze the didactic resources used in the teaching of Geography that reinforce the construction of concepts in Elementary School. The specific objectives addressed were: 1) characterize the spaces, concrete or virtual, for the purpose of geographical teaching and learning; 2) describe the activities, skills, attitudes, and procedures proposed according to the nature of the contents worked; and 3) evaluate the methodological possibilities applied according to the reality studied and propose didactic resources adapted to the school reality. The qualitative perspective research was participatory, and had as theoretical contribution the studies of Vygotsky, Cavalcanti, Chalita, Castellar and Vilhena. As a methodology, a bibliographic survey was carried out; there was participation in synchronous and asynchronous Geography classes, in a municipal public school in Fortaleza-CE; It was observed and interacted in WhatsApp groups; and three questionnaires were applied and an interview was carried out with the 7th grade students and an interview with the Geography teacher, as well as research through the internet about the situation of the neighborhood and the school. It was found as results that: the analyzed school is reasonably equipped, but without the possibility of its equipment being used because of the coronavirus pandemic, and they are managed in a way that does not favor the teaching of geography. The teacher is limited by structural issues and overwork, students are unmotivated with remote teaching and have not been able to develop concepts properly. However, as possibilities for improvement, the teacher's good didactics, the change to hybrid and face-to-face teaching, as well as the reasonable participation of students in class resulted in propositions of possible resources to be applied in this reality. The application of dynamic methodologies provide the development of various cognitive and socio-emotional skills, which are essential for the construction of concepts. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66971 |
Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_emsilva.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.