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Type: Dissertação
Title: Estratégias metacognitivas: um recurso para a aprendizagem da leitura na alfabetização
Authors: Monte, Sílvia Maria Teixeira
Advisor: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Keywords: Metacognição;Leitura;Alfabetização
Issue Date: 2021
Citation: MONTE, Sílvia Maria Teixeira. Estratégias metacognitivas: um recurso para a aprendizagem da leitura na alfabetização. Orientador: Rosemeire Selma Monteiro Plantin. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa intitulada Estratégias Metacognitivas: um recurso para a aprendizagem da leitura na alfabetização busca integrar o fazer pedagógico e a construção do conhecimento pelo aluno no processo de aprendizagem inicial da leitura. Apresenta como objetivo geral identificar as estratégias metacognitivas utilizadas por crianças durante a aprendizagem da leitura em busca de contribuições para o processo de alfabetização. Como objetivos específicos, analisar o uso de estratégias de planejamento, controle e avaliação usadas por crianças para a realização das atividades de leitura; refletir sobre a correlação entre as estratégias de ensino e o desempenho para o uso de estratégias de regulação e autorregulação; Elaborar estratégias de ensino que facilitem a tomada de consciência de estratégias metacognitivas utilizadas pelos alunos. Compreende-se que a leitura é um ato social e que a interação é fator primordial para a aprendizagem, tendo sido a pesquisa fundamentada em autores sócio construtivistas, como Smith (2003), Solé (1998) e Kato (2004) que trazem abordagens conceituais e interativas das relações do aprendente com o conhecimento socialmente construído. Para investigar os processamentos mentais, toma-se como referencial a teoria cognitiva, cujos principais autores são Flavell (1999), Pozo (2002), Portilho (2012) e Veiga Simão (2013, 2014). Aproximandose das questões da alfabetização, estão Scliar-Cabral (2003), Soares (2004, 2020) e Morais (2012). A pesquisa é realizada com alunos do segundo ano do ensino fundamental, de uma escola pública, em Fortaleza e adota como metodologia de pesquisa a realização de um projeto piloto com testes de leitura e entrevista aos alunos para a observação e análise do uso de estratégias metacognitivas de regulação e autorregulação; além disso, propõe a utilização de estratégias metacognitivas no ensino para investigar a intensidade e a qualidade do uso destas estratégias pelos alunos e verificar as contribuições para o ensino da leitura. A análise dos dados segue o modelo de autorregulação proposto por Lopes da Silva e Veiga Simão (2013), composto de quatro fases: antevisão, planejamento, monitoramento/volição e reflexão/reação num ciclo de aprendizagem contínua. A partir desse modelo, constata-se que os alunos em aprendizagem da leitura no período da alfabetização regulam o seu conhecimento e são capazes de se auto regularem através de estratégias metacognitivas. Os dados levantados indicam que os alunos conseguem refletir sobre o próprio pensamento, formulam hipóteses sobre conceitos e adotam estratégias para lidarem com o conhecimento; alteram essas estratégias quando percebem a necessidade e se percebem dentro do processo de aprendizagem, sendo capazes de melhorarem os procedimentos adotados. Com relação ao ensino, constata-se a importância de um acompanhamento mais próximo do professor, buscando compreender as hipóteses de conhecimento elaboradas pelo aluno e a proposição de um ensino estratégico, a fim de colaborar para a ampliação do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos alunos. A bibliografia levantada indica que o ensino pautado em estratégias metacognitivas pode provocar o uso mais sistemático das estratégias de regulação e autorregulação pelo aluno, ampliando as suas possibilidades de reflexão em torno do conhecimento, sua motivação e autonomia no processo de aprendizagem.
Abstract: The research entitled Metacognitive Strategies: a resource for reading learning in literacy seeks to integrate the pedagogical practice and the construction of knowledge by the student, in the initial reading learnin process. The main objective is recognize metacognitive strategies that children use in reading learning in literacy process. As specific objectives, analyze the use of planning, control, and evaluation strategies used by children to carry out reading activities; reflect on the correlation between teaching strategies and performance for the use of regulation and self-regulation strategies; Develop teaching strategies that facilitate awareness of metacognitive strategies used by students. It is understood that reading is a social act and that interaction is a primordial factor for learning, and the research was based on socio-discursive authors, such as Smith (2003), Solé (1998) and Kato (2004), who do conceptual approaches and discursive of the learner's relationships with socially constructed knowledge. To investigate mental processing, the cognitive theory is taken as a reference, the main authors are: Flavell (1999), Pozo (2002), Portilho (2012) and Veiga Simão (2013, 2014). Approaching literacy issues are Scliar-Cabral (2003), Soares (2004, 2020) and Morais (2012). The research is carried out with students in the second year of elementary school, from a public school, in Fortaleza, and adopts as a research methodology the realization of a pilot project with reading tests and interviews with students for the observation and analysis of the use of metacognitive strategies. Regulation and self-regulation; in addition, it proposes the use of metacognitive strategies in teaching to investigate the intensity and quality of the use of these strategies by students and to verify the contributions to the teaching of reading. The sample set is composed of students from the second year of elementary school, from a public school in Fortaleza. Data analysis follows the self-regulation model proposed by Lopes da Silva and Veiga Simão (2013), consisting of four phases: anticipation, planning, monitoring/volition and reflection/reaction in a continuous learning cycle. From this model, it appears that students learning to read in the literacy period regulate their knowledge and can self-regulate through metacognitive strategies. The data collected indicate that students are able to think over on their own thinking, they formulate hypotheses about concepts, they adopt strategies to deal with knowledge; that change these strategies when they perceive the need and that they perceive themselves within the learning process, being able to improve the adopted procedures. With regard to teaching, there is the importance of closer monitoring of the teacher, seeking to understand the knowledge hypotheses elaborated by the student and the proposition of a strategic teaching, in order to contribute to the expansion of the students' cognitive and metacognitive development. The literature surveyed indicates that teaching based on metacognitive strategies can lead to a more systematic use of regulation and self-regulation strategies by the student, expanding their possibilities for reflection on knowledge, their motivation and autonomy in the learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66850
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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