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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66508
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação de parâmetros FAD-CI e seus impactos na vida de fadiga de misturas asfálticas |
Título en inglés: | Evaluation of DASR-IC parameters and their influence on the fatigue life of asphalt mixtures |
Autor : | Oliveira, Jardel Andrade de Soares, Jorge Barbosa Nascimento, Luis Alberto Herrmann do |
Palabras clave : | Pavimentos asfálticos;Misturas;Dano;Fadiga;Modelagem |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Transportes |
Citación : | SOARES, J. B.Avaliação de parâmetros FAD-CI e seus impactos na vida de fadiga de misturas asfálticas. TRANSPORTES, [s.l.], Vol. 28, n. 4, p. 2017-2029, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Entre as patologias mais comuns em pavimentos estão a deformação permanente e o trincamento por fadiga de misturas asfálticas a quente usadas no revestimento. Os defeitos destacados ainda carecem de metodologias laboratoriais simples e consistentes capazes de apontar misturas com maior potencial de resistência. Há teorias que contribuem, ainda na fase de projeto, para a seleção de granulometrias e de outros parâmetros, com vistas a produzir misturas com maior capacidade de resistir a defeitos em campo. A FAD-CI (Faixa de Agregados Dominantes, considerando os Componentes Intersticiais) é uma promissora metodologia de seleção granulométrica. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de 6 misturas, observando se aquelas que atendem os critérios da metodologia investigada apresentam comportamento superior quanto à fadiga. Para isso, selecionaram-se misturas de um banco de dados composto por 54 misturas, de forma que a primeira mistura não atendesse qualquer dos parâmetros e, paulatinamente, os parâmetros fossem sendo atendidos. Após os ensaios laboratoriais e a avaliação das simulações das vidas de fadiga, concluiu-se que as misturas que atendiam a mais parâmetros da metodologia FAD-CI apresentaram maior resistência à fadiga. |
Abstract: | Among the most common distresses in pavements are rutting and fatigue cracking of HMA (Hot Mixture Asphalt) used in surface courses. These defects still lack simple and consistent laboratory methodologies capable of indicating HMA characteristics for higher performance. There are theories that contribute, still in the design phase, to the selection of aggregate gradation and other parameters, to produce HMAs with greater capacity to withstand field distresses. The DASR-IC (Dominant Aggregates Size Range, considering Interstitial Components) is a promising gradation selec2on methodology. The present work aims to evaluate the capacity of 6 HMAs, evaluating whether those that meet the criteria of the investigated methodology have superior performance with respect to fatigue cracking. Mixtures from a database of 54 HMAs were selected, so that the first mixture did not meet any of the mentioned criteria and, gradually, the investigated parameters met the required criteria. AKer laboratory tests and fatigue life simulations, it was concluded that HMAs that met most of the parameters from the DASR-IC methodology presented greater fatigue resistance. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66508 |
ISSN : | 2237-1346 |
Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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