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dc.contributor.authorOliveira, Jardel Andrade de-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorNascimento, Luis Alberto Herrmann do-
dc.date.accessioned2022-06-20T14:56:01Z-
dc.date.available2022-06-20T14:56:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOARES, J. B.Avaliação de parâmetros FAD-CI e seus impactos na vida de fadiga de misturas asfálticas. TRANSPORTES, [s.l.], Vol. 28, n. 4, p. 2017-2029, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66508-
dc.description.abstractAmong the most common distresses in pavements are rutting and fatigue cracking of HMA (Hot Mixture Asphalt) used in surface courses. These defects still lack simple and consistent laboratory methodologies capable of indicating HMA characteristics for higher performance. There are theories that contribute, still in the design phase, to the selection of aggregate gradation and other parameters, to produce HMAs with greater capacity to withstand field distresses. The DASR-IC (Dominant Aggregates Size Range, considering Interstitial Components) is a promising gradation selec2on methodology. The present work aims to evaluate the capacity of 6 HMAs, evaluating whether those that meet the criteria of the investigated methodology have superior performance with respect to fatigue cracking. Mixtures from a database of 54 HMAs were selected, so that the first mixture did not meet any of the mentioned criteria and, gradually, the investigated parameters met the required criteria. AKer laboratory tests and fatigue life simulations, it was concluded that HMAs that met most of the parameters from the DASR-IC methodology presented greater fatigue resistance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectPavimentos asfálticospt_BR
dc.subjectMisturaspt_BR
dc.subjectDanopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.titleAvaliação de parâmetros FAD-CI e seus impactos na vida de fadiga de misturas asfálticaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEntre as patologias mais comuns em pavimentos estão a deformação permanente e o trincamento por fadiga de misturas asfálticas a quente usadas no revestimento. Os defeitos destacados ainda carecem de metodologias laboratoriais simples e consistentes capazes de apontar misturas com maior potencial de resistência. Há teorias que contribuem, ainda na fase de projeto, para a seleção de granulometrias e de outros parâmetros, com vistas a produzir misturas com maior capacidade de resistir a defeitos em campo. A FAD-CI (Faixa de Agregados Dominantes, considerando os Componentes Intersticiais) é uma promissora metodologia de seleção granulométrica. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de 6 misturas, observando se aquelas que atendem os critérios da metodologia investigada apresentam comportamento superior quanto à fadiga. Para isso, selecionaram-se misturas de um banco de dados composto por 54 misturas, de forma que a primeira mistura não atendesse qualquer dos parâmetros e, paulatinamente, os parâmetros fossem sendo atendidos. Após os ensaios laboratoriais e a avaliação das simulações das vidas de fadiga, concluiu-se que as misturas que atendiam a mais parâmetros da metodologia FAD-CI apresentaram maior resistência à fadiga.pt_BR
dc.title.enEvaluation of DASR-IC parameters and their influence on the fatigue life of asphalt mixturespt_BR
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