Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66397
Tipo: Dissertação
Título: Soberanas - lugar de mulher é onde ela quiser: o ensino de gênero no ambiente escolar
Título em inglês: Sovereign - a woman's place is where she wants: the teaching of gender in the school environment
Autor(es): Simplício, Cláudio César Alves
Orientador: Lopes, Francisco Willams Ribeiro
Palavras-chave: Gênero;Ensino de Sociologia;Intervenção pedagógica;Escola
Data do documento: 2022
Citação: SIMPLÍCIO, Cláudio César Alves. Soberanas - lugar de mulher é onde ela quiser: o ensino de gênero no ambiente escolar. Orientador: Francisco Willams Ribeiro Lopes. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O “Soberanas - Lugar de mulher é onde ela quiser” é um projeto de intervenção pedagógica que tem por objetivo ampliar o diálogo e a compreensão sobre questões relativas às relações de gênero, com foco específico na condição da mulher e do seu papel na sociedade contemporânea, e elaborar uma proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero que poderá ser utilizada com estudantes no ambiente escolar durante as aulas de Sociologia. Esta proposta sequencial de atividades sobre igualdade e equidade de gênero foi utilizada com os/as alunos/as de 1º série do ensino médio durante as aulas de Sociologia e Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz na cidade Cascavel-CE, no ano de 2020. Devido às condições atuais provocadas pela Pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, as atividades e discussões das temáticas previstas para serem realizadas de forma presencial, foram adequadas ao ambiente virtual, sendo realizadas de forma remota (síncronas e assíncronas), com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação. Neste trabalho, além de uma descrição pormenorizada da intervenção pedagógica, apresento os efeitos de sua realização entre os/as estudantes do ensino médio a partir de materiais audiovisuais (micro vídeos), produzidos pelos estudantes, que expressam suas perspectivas sobre gênero e sexualidade. Tais materiais mostraram que as discussões promovidas pela intervenção ultrapassaram as questões relacionadas apenas à mulher, transbordando de modo interseccional para outras esferas socioculturais e que envolvem variadas dimensões da construção de uma identidade de gênero. Além disso, as ações desenvolvidas reforçaram que o enfrentamento dessas questões pode metamorfosear a vida dos/as jovens e, desta forma, indicar novos caminhos de socialização para uma juventude carente de oportunidades
Abstract: The “Sovereigns - A woman's place is wherever she wants” is a pedagogical intervention project that aims to expand dialogue and understanding on issues related to gender relations, with a specific focus on the condition of women and their role in contemporary society, and develop a sequential proposal of activities on gender equality and equity that can be used with students in the school environment during Sociology classes. This sequential proposal of activities on gender equality and equity was used with 1st grade high school students during Sociology and Philosophy classes at the Edson Queiroz State School of Professional Education in Cascavel-CE, in the year of 2020. Due to the current conditions caused by the SARS-CoV-2 virus Pandemic, which causes covid-19, the activities and discussions of the themes planned to be carried out in person, were adapted to the virtual environment, being carried out remotely (synchronous and asynchronous), with the use of digital information and communication technologies. In this work, in addition to a detailed description of the pedagogical intervention, I present the effects of its realization among high school students from audiovisual materials (micro-videos), produced by students, which express their perspectives on gender and sexuality. Such materials showed that the discussions promoted by the intervention went beyond issues related only to women, crossing in an intersectional way to other sociocultural spheres and involving various dimensions of the construction of a gender identity. In addition, the actions developed reinforced that facing these issues can metamorphose the lives of young people and, in this way, indicate new paths of socialization for a youth lacking opportunities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66397
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_ccasimplício.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.