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Tipo: Tese
Título : A modalização em autobiografias do português brasileiro contemporâneo
Autor : Lopes, Maria de Fátima de Sousa
Tutor: Nogueira, Márcia Teixeira
Palabras clave : Modalização;Autobiografia;Gramática Sistêmico-Funcional
Fecha de publicación : 2022
Citación : LOPES, Maria de Fátima de Sousa. A modalização em autobiografias do português brasileiro contemporâneo. Orientadora: Márcia Teixeira Nogueira. 2022. 194 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo objetiva analisar a Modalização em autobiografias no português brasileiro contemporâneo, tendo em vista a tomada de posição do autor na construção das suas experiências ao narrar sua história de vida. Tomamos como Modalização, o recurso linguístico relativo aos graus de probabilidade e de usualidade com que o falante descreve suas experiências e crenças. Para a realização desse estudo, utilizamos a Gramática Sistêmico- Funcional (GSF), de Halliday e Matthiessen (2004; 2014), como suporte teórico. Essa gramática considera que as representações do mundo e das experiências do falante são consequências das escolhas léxico-gramaticais feitas em contextos específicos de uso e considera a Modalização um fenômeno de avaliação do conteúdo quanto ao eixo do conhecimento (probabilidade) e da frequência (usualidade). O corpus utilizado nesta pesquisa foi composto de um recorte proveniente de seis autobiografias. Após a identificação dos recursos de Modalização nessas amostras, estes foram analisados segundo parâmetros que caracterizam a Modalização em cada contexto, tais como os seus tipos, os valores, a orientação, a manifestação, a interferência da Polaridade negativa, a tipologia textual, os Processos Experienciais alvos do fenômeno, as formas de expressão e o tempo das formas verbais. Utilizamos o software SPSS (Statistical Package for Social Science, versão para Windows) como ferramenta na análise quantitativa relativa aos parâmetros acima. Interpretamos, em seguida, os resultados obtidos em análise uma qualitativa. Foram localizadas 314 ocorrências no corpus. Concluímos que os autores se apropriam, com um pouco mais de frequência, da construção dos efeitos de sentido no eixo da probabilidade modal (57%); que se utilizam, com mais frequência, dos graus altos (43,3%) da Modalização, incidindo nos valores de “certeza” e “alta frequência” (44,2%), para apresentar narrativas de fatos importantes da sua experiência; que se posicionam predominantemente de forma objetiva implícita (64,4%), por meio, principalmente, de formas adverbiais (58,9%). Evidenciamos, ainda, que os autores se utilizam do recurso da Polaridade negativa para deslocar o valor da Modalização de um polo a outro (podendo também atenuar e intensificar o valor modal); que a Modalização, nesses textos, escopa prioritariamente Processos Materiais (42%), indicativos de fazeres e aconteceres contados pelos autores (repercutindo também, ambiguamente, em “comportamentos” e/ou “dizeres”); que o Pretérito Imperfeito do Indicativo foi significativo na temporalidade das expressões verbais de Modalização, sinalizando os costumes ou a duração dos efeitos modais e que, em trechos do tipo Narrativo, o uso de modalizadores é mais frequente (93%). Constatamos, então, que a Modalização é um recurso relevante usado no gênero autobiografia, e se caracteriza, como supomos, por ancorar o posicionamento do autor na narração de suas experiências, de forma a avaliar, no campo da certeza e do comprometimento, conteúdos acerca da formação de sua subjetividade.
Abstract: This study aims to analyze Modalization in autobiographies in contemporary Brazilian Portuguese, considering the author's position in the construction of his experiences when narrating his life story. We take as Modalization, the linguistic resource related to the degrees of probability and usuality with which the speaker describes his experiences and beliefs. To carry out this study, we used the Systemic-Functional Grammar (GSF), by Halliday and Matthiessen (2004; 2014), as theoretical support. This grammar considers that the representations of the world and of the speaker's experiences are consequences of the lexicogrammatical choices they make in specific contexts of use and considers Modalization a phenomenon of content evaluation in terms of the axis of knowledge (probability) and frequency (usuality)). The corpus used in this research was composed of a clipping from six autobiographies. After identifying the Modalization resources in these samples, they were analyzed according to parameters that characterize Modalization in each context, such as their types, values, orientation, manifestation, interference of negative Polarity, textual typology, Processes Experiential targets of the phenomenon, the forms of expression and the tense of the verbal forms. We used the SPSS software (Statistical Package for Social Science, version for Windows) as a tool in the quantitative analysis for further qualitative analysis. 314 occurrences were found in the corpus. We conclude that the authors use, with a little more frequency, the construction of meaning effects on the axis of modal probability (57%); that they frequently use the high degrees (43.3%) of Modalization, focusing on the values of “certainty” and “high frequency” (44.2%), to present narratives of important facts from their experience; who are predominantly positioned in an implicit objective manner (64.4%), mainly through adverbial forms (58.9%). We also evidence that the authors use the Negative Polarity resource to shift the Modalization value from one pole to another (which may also attenuate and intensify the modal value); that Modalization primarily focuses on Material Processes (42%), indicative of doings and happenings told by the authors (also reflecting, ambiguously, on “behaviours” and/or “sayings”); that the Past Imperfect of the Indicative was significant in the temporality of the verbal expressions of Modalization, signaling the customs or the duration of the modal effects and that, in Narrative-type excerpts, the use of modalizers is more frequent (93%). We found, then, that Modalization is a relevant resource used in the autobiography genre, and is characterized, as we suppose, by anchoring the author's position in the narration of his experiences, in order to evaluate, in the field of certainty and commitment, contents about the formation of their subjectivity.
Resumen en español: Este estudio tiene como objetivo analizar la Modalización en autobiografías en portugués brasileño contemporáneo, considerando la posición del autor en la construcción de sus experiencias al narrar su historia de vida. Tomamos como Modalización, el recurso lingüístico relacionado con los grados de probabilidad y habitualidad con que el hablante describe sus experiencias y creencias. Para llevar a cabo este estudio, se utilizó como soporte teórico la Gramática Sistémico-Funcional (GSF), de Halliday y Matthiessen (2004; 2014). Esta gramática considera que las representaciones del mundo y las experiencias del hablante son consecuencias de elecciones lexicogramaticales realizadas en contextos de uso específicos y considera la Modalización como un fenómeno de evaluación del contenido en términos del eje del conocimiento (probabilidad) y de la frecuencia (habitual). El corpus utilizado en esta investigación estuvo compuesto por un recorte de seis autobiografías. Luego de identificar los recursos de Modalización en estas muestras, se analizaron según parámetros que caracterizan la Modalización en cada contexto, tales como sus tipos, valores, orientación, manifestación, interferencia de la Polaridad negativa, tipología textual, Procesos Experienciales donde cae el fenómeno, las formas de expresión y el tiempo de las formas verbales. Se utilizó el software SPSS (Statistical Package for Social Science, versión para Windows) como herramienta en el análisis cuantitativo para posteriores análisis cualitativos. Se encontraron 314 ocurrencias en el corpus. Concluimos que los autores utilizan, con un poco más de frecuencia, los efectos de construcción de significado en el eje de probabilidad modal (57%); que utilizan con frecuencia los grados altos (43,3%) de Modalización, centrándose en los valores de “certeza” y “alta frecuencia” (44,2%), para presentar narraciones de hechos importantes de su experiencia; quienes se posicionan predominantemente de manera objetiva implícita (64,4%), principalmente a través de formas adverbiales (58,9%). También evidenciamos que los autores utilizan el recurso de Polaridad Negativa para cambiar el valor de Modalización de un polo a otro (que también puede atenuar e intensificar el valor modal); que la Modalización se enfoca principalmente en Procesos Materiales (42%), indicativos de hechos y acontecimientos narrados por los autores (reflejando también, ambiguamente, “comportamientos” y/o “dichos”); que el Pasado Imperfecto del Indicativo fue significativo en la temporalidad de las expresiones verbales de Modalización, señalando las costumbres o la duración de los efectos modales y que, en extractos de tipo Narrativo, el uso de modalizadores es más frecuente (93%). Encontramos, entonces, que la Modalización es un recurso relevante utilizado en el género autobiográfico, y se caracteriza, como suponemos, por anclar la posición del autor en la narración de sus vivencias, con el fin de evaluar, en el campo de la certeza y del compromiso, contenidos sobre la formación de su subjetividad.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66188
Aparece en las colecciones: PPGL - Teses defendidas na UFC

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