Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível
Título en inglés: School and LGBTphobia: articulating educational possibilities for a livable life
Autor : Silva, Robson Guedes da
Santos, Mitz Helena de Souza
Palabras clave : Escola;Educação;LGBTfobia;School;Education
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Revista de Ciências Sociais
Citación : SILVA, Robson Guedes da; SANTOS, Mitz Helena de Souza. Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 13-23, nov. 2021/fev. 2022.
Resumen en portugués brasileño: Em nossa contemporaneidade, atravessada por tantos desafios político-sociais, produzir e aglutinar pesquisas que promovam a interlocução entre as ciências sociais e a educação — abarcando as mais diversas perspectivas teórico-metodológicas e construindo, a partir das relações entre esses campos do saber, importantes debates sobre gênero e sexualidade na educação — apresenta-se como potente ferra menta na investigação e enfrentamento das práticas de LGBTfobia em suas variadas dimensões: nos processos educativos, nos espaços for mais ou informais de ensino, no cotidiano da relação entre discentes e docentes, na elaboração e implementação de políticas educacionais, etc. Enquanto campo de conhecimento, a educação dialoga com varia dos campos a exemplo das ciências sociais, da filosofia, da antropologia e tantos outros. Não se fixa a uma concepção unitária, mostrando se — desde seu surgimento e consolidação, como um campo teórico que empreende problematizações sobre o fazer pedagógico — sempre aberto a variadas significações, através de permanentes articulações teórico-práticas sobre o pensar a pedagogia (SILVA, 2020). Ao teorizar a escola, vários campos do saber tensionavam seu suposto estatuto natural, a exemplo das ciências sociais, as quais denunciavam a escola e seu poder institucional. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165
ISSN : 2318­-4620
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_art_rgsilvamhssantos.pdf138,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.