Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Robson Guedes da-
dc.contributor.authorSantos, Mitz Helena de Souza-
dc.date.accessioned2022-05-31T13:16:30Z-
dc.date.available2022-05-31T13:16:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Guedes da; SANTOS, Mitz Helena de Souza. Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 13-23, nov. 2021/fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2318­-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEscola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivívelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm nossa contemporaneidade, atravessada por tantos desafios político-sociais, produzir e aglutinar pesquisas que promovam a interlocução entre as ciências sociais e a educação — abarcando as mais diversas perspectivas teórico-metodológicas e construindo, a partir das relações entre esses campos do saber, importantes debates sobre gênero e sexualidade na educação — apresenta-se como potente ferra menta na investigação e enfrentamento das práticas de LGBTfobia em suas variadas dimensões: nos processos educativos, nos espaços for mais ou informais de ensino, no cotidiano da relação entre discentes e docentes, na elaboração e implementação de políticas educacionais, etc. Enquanto campo de conhecimento, a educação dialoga com varia dos campos a exemplo das ciências sociais, da filosofia, da antropologia e tantos outros. Não se fixa a uma concepção unitária, mostrando se — desde seu surgimento e consolidação, como um campo teórico que empreende problematizações sobre o fazer pedagógico — sempre aberto a variadas significações, através de permanentes articulações teórico-práticas sobre o pensar a pedagogia (SILVA, 2020). Ao teorizar a escola, vários campos do saber tensionavam seu suposto estatuto natural, a exemplo das ciências sociais, as quais denunciavam a escola e seu poder institucional. [...]pt_BR
dc.title.enSchool and LGBTphobia: articulating educational possibilities for a livable lifept_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_rgsilvamhssantos.pdf138,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.