Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível
Título em inglês: School and LGBTphobia: articulating educational possibilities for a livable life
Autor(es): Silva, Robson Guedes da
Santos, Mitz Helena de Souza
Palavras-chave: Escola;Educação;LGBTfobia;School;Education
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: SILVA, Robson Guedes da; SANTOS, Mitz Helena de Souza. Escola e LGBTfobia: articulando possibilidades educativas para uma vida vivível. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 13-23, nov. 2021/fev. 2022.
Resumo: Em nossa contemporaneidade, atravessada por tantos desafios político-sociais, produzir e aglutinar pesquisas que promovam a interlocução entre as ciências sociais e a educação — abarcando as mais diversas perspectivas teórico-metodológicas e construindo, a partir das relações entre esses campos do saber, importantes debates sobre gênero e sexualidade na educação — apresenta-se como potente ferra menta na investigação e enfrentamento das práticas de LGBTfobia em suas variadas dimensões: nos processos educativos, nos espaços for mais ou informais de ensino, no cotidiano da relação entre discentes e docentes, na elaboração e implementação de políticas educacionais, etc. Enquanto campo de conhecimento, a educação dialoga com varia dos campos a exemplo das ciências sociais, da filosofia, da antropologia e tantos outros. Não se fixa a uma concepção unitária, mostrando se — desde seu surgimento e consolidação, como um campo teórico que empreende problematizações sobre o fazer pedagógico — sempre aberto a variadas significações, através de permanentes articulações teórico-práticas sobre o pensar a pedagogia (SILVA, 2020). Ao teorizar a escola, vários campos do saber tensionavam seu suposto estatuto natural, a exemplo das ciências sociais, as quais denunciavam a escola e seu poder institucional. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66165
ISSN: 2318­-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_rgsilvamhssantos.pdf138,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.