Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66139
Type: Artigo de Periódico
Title: O papel do concreto no ensino da matemática na educação da criança
Authors: Sabino, Maria Jordana Costa
Keywords: Matemática;Educação infantil;Atividades sensoriais;Múltiplos saberes
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Arma da Crítica
Citation: SABINO, Maria Jordana Costa. O papel do concreto no ensino da matemática na educação da criança. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 16, p. 157-162, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Embora a percepção que temos do mundo à nossa volta nos pareça ser algo simples e trivial, isso não decorre tão somente de uma aptidão natural. A capacidade de assimilação e abstração inerente à espécie humana é desenvolvida progressivamente ao longo da vida do sujeito, mediante um conjunto de estímulos, os quais possibilita ao homem, desde cedo, conhecer aquilo que está em seu entorno, através dos sentidos. Tocar, cheirar, ver e ouvir são ações que fazem parte desse processo de reconhecimento de pessoas e coisas no espaço circundante. As atividades sensoriais, trabalhadas com as crianças desde zero ano de idade, possibilita o primeiro contato delas com o mundo externo, por meio das impressões e sensações. Na escola, inserida no contexto social, a criança é levada a descobrir formas, cheiros, sabores, cores, texturas e uma infinidade de conceitos até então desconhecidos. Neste processo educativo, as experiências por meio dos sentidos constroem alicerces necessários para a assimilação dos múltiplos saberes, destacando o papel das vivências em detrimento de uma linguagem predominantemente verbal. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66139
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_mjcsabino.pdf130,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.