Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66139
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel do concreto no ensino da matemática na educação da criança
Autor(es): Sabino, Maria Jordana Costa
Palavras-chave: Matemática;Educação infantil;Atividades sensoriais;Múltiplos saberes
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Arma da Crítica
Citação: SABINO, Maria Jordana Costa. O papel do concreto no ensino da matemática na educação da criança. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 16, p. 157-162, 2021.
Resumo: Embora a percepção que temos do mundo à nossa volta nos pareça ser algo simples e trivial, isso não decorre tão somente de uma aptidão natural. A capacidade de assimilação e abstração inerente à espécie humana é desenvolvida progressivamente ao longo da vida do sujeito, mediante um conjunto de estímulos, os quais possibilita ao homem, desde cedo, conhecer aquilo que está em seu entorno, através dos sentidos. Tocar, cheirar, ver e ouvir são ações que fazem parte desse processo de reconhecimento de pessoas e coisas no espaço circundante. As atividades sensoriais, trabalhadas com as crianças desde zero ano de idade, possibilita o primeiro contato delas com o mundo externo, por meio das impressões e sensações. Na escola, inserida no contexto social, a criança é levada a descobrir formas, cheiros, sabores, cores, texturas e uma infinidade de conceitos até então desconhecidos. Neste processo educativo, as experiências por meio dos sentidos constroem alicerces necessários para a assimilação dos múltiplos saberes, destacando o papel das vivências em detrimento de uma linguagem predominantemente verbal. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66139
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_mjcsabino.pdf130,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.