Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65967
Tipo: Dissertação
Título: Cultura organizacional da escola: contribuições para o Ciclo de Alfabetização
Autor(es): Holanda, Maria de Lourdes
Orientador: Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave: Cultura Organizacional da Escola;Alfabetização;Significados;Práticas de alfabetização;Interações;School Organizational Culture;Literacy;Meanings;Literacy practices;Interactions
Data do documento: 2022
Citação: HOLANDA, Maria de Lourdes. Cultura organizacional da escola: contribuições para o Ciclo de Alfabetização. Orientador: Messias Holanda Dieb. 2022. 314 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo buscou investigar os direcionamentos relacionados ao processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da reestruturação da oferta de ensino na rede municipal e das interferências ocasionadas na cultura organizacional das escolas públicas municipais de Pindoretama - CE. Para isto, buscamos, inicialmente, analisar os significados que são partilhados na cultura organizacional dessas escolas sobre o processo de alfabetização, seguindo na descrição das práticas de alfabetização que são desenvolvidas em relação ao processo de alfabetização das crianças e por fim compreender as relações de interação que ocorrem durante o acompanhamento pedagógico do processo de alfabetização das crianças. Nossa fundamentação teórica está baseada nos conceitos sobre cultura, descrita de acordo com os estudos de Laplantine (2003) e Geertz (2008), relacionando com a organização escolar, chegando aos estudos de cultura organizacional da escola, a partir das concepções de Libâneo (2008) e Teixeira (2002). Utilizamos os estudos da psicogênese da língua escrita, desenvolvido por Ferreiro; Teberosky (2001), os conceitos de alfabetização e letramento, sob a perspectiva de Soares (2018) e Morais (2012), para discutir e analisar as interferências sofridas na cultura organizacional da escola no processo de alfabetização das crianças do Ciclo de Alfabetização dos anos Iniciais de Alfabetização, a partir do processo de reestruturação da oferta de ensino na rede municipal de Pindoretama - CE. Esta investigação foi desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, usando como instrumentos para a coleta de dados o questionário através do Google Forms, onde obtivemos dados profissionais e gerais sobre o assunto abordado e a entrevista semiestruturada que proporcionou obter informações importantes a partir da visão dos coordenadores pedagógicos das seis escolas participantes da investigação. A análise dos dados foi realizada a partir das ideias apresentadas por Lüdke (1986), sendo utilizadas tabelas para organizar e analisar os dados obtidos durante as entrevistas realizadas. Os sujeitos envolvidos foram sete Coordenadores Pedagógicos das seis escolas que atendem ao Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pindoretama – CE, considerando ainda que estas escolas passaram pelo processo de reestruturação da oferta de ensino da rede municipal pública do referido município. Os resultados obtidos nos revelam que há significados com diferenças e semelhanças sobre a alfabetização, entre os sete coordenadores envolvidos na pesquisa e consequentemente há uma diferenciação e algumas semelhanças nas práticas de alfabetização desenvolvidas nas seis instituições de ensino que trabalham com o ciclo de alfabetização na rede pública municipal. Um exemplo claro é quando os coordenadores falam sobre o conceito de alfabetizar, pois enquanto para uns alfabetização é codificar e decodificar, para outros é alfabetização e letramento. Quanto às interações estas também não unânimes entre os sete coordenadores participantes da pesquisa. Para todos os coordenadores pedagógicos o processo de reestruturação trouxe muitos desafios de interações entre a comunidade escolar, famílias, professores e gestores, no entanto para alguns os desafios foram ainda maiores. No entanto, todos conseguiram enfrentar e superar esses desafios e hoje há uma aceitação e uma parceria bastante positiva nas seis instituições de ensino que participaram da pesquisa.
Abstract: The present study sought to investigate the directions related to the literacy process of children in the early years of Elementary School from the restructuring of the teaching offer in the municipal network and the interference caused in the organizational culture of municipal public schools in Pindoretama - CE. For this, we seek, initially, to analyze the meanings that are shared in the organizational culture of these schools about the literacy process, following in the description of the literacy practices that are developed in relation to the children's literacy process and, finally, to understand the interaction relationships that occur during the pedagogical accompaniment of the children's literacy process. Our theoretical foundation is based on the concepts of culture, described according to the studies of Laplantine (2003) and Geertz (2008), relating it to school organization, arriving at the studies of organizational culture of the school, from the concepts of Libâneo (2008) and Teixeira (2002). We used studies on the psychogenesis of written language, developed by Ferreiro; Teberosky (2001), the concepts of literacy and literacy, from the perspective of Soares (2018) and Morais (2012), to discuss and analyze the interference suffered in the organizational culture of the school in the literacy process of children in the Literacy Cycle of the years Literacy Initials, from the process of restructuring the teaching offer in the municipal network of Pindoretama - CE. This investigation was developed from the perspective of qualitative research, using the questionnaire through Google Forms as instruments for data collection, where we obtained professional and general data on the subject addressed and the semi-structured interview that provided important information from the point of view of the participants. pedagogical coordinators of the six schools participating in the investigation. Data analysis was performed based on the ideas presented by Lüdke (1986), using tables to organize and analyze the data obtained during the interviews. The subjects involved were seven Pedagogical Coordinators of the six schools that attend the Literacy Cycle of Elementary Education of the Municipal Network of Pindoretama - CE, considering that these schools went through the process of restructuring the teaching offer of the public municipal network of that municipality. The results obtained reveal that there are meanings with differences and similarities about literacy among the seven coordinators involved in the research and consequently there is a differentiation and some similarities in the literacy practices developed in the six educational institutions that work with the literacy cycle in the network municipal public. A clear example is when the coordinators talk about the concept of literacy, because while for some literacy is coding and decoding, for others it is literacy and literacy. As for the interactions, these were also not unanimous among the seven coordinators participating in the research. For all pedagogical coordinators the restructuring process brought many challenges of interactions between the school community, families, teachers and managers, however for some the challenges were even greater. However, everyone managed to face and overcome these challenges and today there is an acceptance and a very positive partnership in the six educational institutions that participated in the research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65967
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_mlholanda.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.