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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65955
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O complexo da educação e a formação do ser social |
Título en inglés: | The complex of education in the formation of social |
Autor : | Andrade, Maria Francisca Marinho de Zeferino, Bárbara Cristhinny Gomes Rabelo, Josefa Jackline |
Palabras clave : | Educação;Reprodução social;Classe dominante;Classe explorada |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Arma da Crítica |
Citación : | ANDRADE, Maria Francisca Marinho de; ZEFERINO, Bárbara Cristhinny Gomes; RABELO, Josefa Jackline. O complexo da educação e a formação do ser social. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 93-109, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo discorre sobre a função primeira da educação e seus desdobramentos nas sociedades de classe. Para isso, tratamos sobre a função social da educação que é a de possibilitar que o indivíduo singular se aproprie da cultura humana. Só por um processo de educação é que o indivíduo singular torna-se membro partícipe do gênero humano. Apontamos que com a divisão da sociedade em classes a educação continua a garantir a reprodução social, mas o saber mais elaborado assim como a riqueza produzida é apropriada pelas classes dominantes. Por conseguinte, tratamos sobre a disparidade existente entre a classe dominante e a classe explorada nos modos de produção escravista, feudal e capitalista no que diz respeito ao acesso à educação. Para a classe dominante, a educação se constitui num instrumento que contribui e legitima o status quo, com o objetivo de incutir na subjetividade da classe explorada os interesses e a ideologia pertencente à classe dominante. Concluímos que independentemente do momento histórico, a educação continua a garantir a reprodução social, mas nas sociedades de classes o acesso da classe dominada ao conteúdo intelectual e espiritual acumulado historicamente é negado ao máximo. Esse estudo está embasado nos trabalhos de Marx (2008); Ponce (2001); Freres (2008); Tonet (2012); Leontiev (1978); Maceno (2019); Manacorda (1992) e Leacock (2019). |
Abstract: | This article discusses the primary function of education and its consequences in class societies. For this, we deal with the primary function of education, which is to enable the singular individual to appropriate human culture. Only through a process of education does the singular individual become a participating member of the human race. This study is based on the works of Marx (2008); Ponce (2001); Freres (2008); Tonet (2012); Leontiev (1978); Maceno (2019); Manacorda (1992); Leacock (2019). We point out that with the division of society into classes, education continues to guarantee social reproduction, but the more elaborate knowledge as well as the wealth produced are appropriated by the dominant classes. Therefore, we deal with the existing disparity between the ruling class and the exploited class in slave, feudal and capitalist modes of production with regard to access to education. With that, to the dominant class, education passes from a basic formation contributing to the continuation of its status, to the exploited class the formation is basic and interests belonging to the dominant class are still inculcated in their subjectivity. We conclude that regardless of the historical moment, education continues to guarantee social reproduction, but in class societies the access of the dominated class to the intellectual, spiritual content accumulated historically is denied as much as possible. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65955 |
ISSN : | 1984-4735 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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