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Type: Artigo de Periódico
Title: O complexo da educação e a formação do ser social
Title in English: The complex of education in the formation of social
Authors: Andrade, Maria Francisca Marinho de
Zeferino, Bárbara Cristhinny Gomes
Rabelo, Josefa Jackline
Keywords: Educação;Reprodução social;Classe dominante;Classe explorada
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Arma da Crítica
Citation: ANDRADE, Maria Francisca Marinho de; ZEFERINO, Bárbara Cristhinny Gomes; RABELO, Josefa Jackline. O complexo da educação e a formação do ser social. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 93-109, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo discorre sobre a função primeira da educação e seus desdobramentos nas sociedades de classe. Para isso, tratamos sobre a função social da educação que é a de possibilitar que o indivíduo singular se aproprie da cultura humana. Só por um processo de educação é que o indivíduo singular torna-se membro partícipe do gênero humano. Apontamos que com a divisão da sociedade em classes a educação continua a garantir a reprodução social, mas o saber mais elaborado assim como a riqueza produzida é apropriada pelas classes dominantes. Por conseguinte, tratamos sobre a disparidade existente entre a classe dominante e a classe explorada nos modos de produção escravista, feudal e capitalista no que diz respeito ao acesso à educação. Para a classe dominante, a educação se constitui num instrumento que contribui e legitima o status quo, com o objetivo de incutir na subjetividade da classe explorada os interesses e a ideologia pertencente à classe dominante. Concluímos que independentemente do momento histórico, a educação continua a garantir a reprodução social, mas nas sociedades de classes o acesso da classe dominada ao conteúdo intelectual e espiritual acumulado historicamente é negado ao máximo. Esse estudo está embasado nos trabalhos de Marx (2008); Ponce (2001); Freres (2008); Tonet (2012); Leontiev (1978); Maceno (2019); Manacorda (1992) e Leacock (2019).
Abstract: This article discusses the primary function of education and its consequences in class societies. For this, we deal with the primary function of education, which is to enable the singular individual to appropriate human culture. Only through a process of education does the singular individual become a participating member of the human race. This study is based on the works of Marx (2008); Ponce (2001); Freres (2008); Tonet (2012); Leontiev (1978); Maceno (2019); Manacorda (1992); Leacock (2019). We point out that with the division of society into classes, education continues to guarantee social reproduction, but the more elaborate knowledge as well as the wealth produced are appropriated by the dominant classes. Therefore, we deal with the existing disparity between the ruling class and the exploited class in slave, feudal and capitalist modes of production with regard to access to education. With that, to the dominant class, education passes from a basic formation contributing to the continuation of its status, to the exploited class the formation is basic and interests belonging to the dominant class are still inculcated in their subjectivity. We conclude that regardless of the historical moment, education continues to guarantee social reproduction, but in class societies the access of the dominated class to the intellectual, spiritual content accumulated historically is denied as much as possible.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65955
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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