Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65943
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A reforma do ensino médio e os desafios à inclusão |
Título(s) alternativo(s): | La reforma de la escuela secundaria y los retos de la inclusión |
Título em inglês: | The reform of high school and the challenges to inclusion |
Autor(es): | Silva, Maicon Donizete Andrade |
Palavras-chave: | Ensino Médio;Políticas educacionais;Contrarreforma do Ensino Médio;Bachillerato |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Arma da Crítica |
Citação: | SILVA, Maicon Donizete Andrade. A reforma do ensino médio e os desafios à inclusão. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 41-61, 2021. |
Resumo: | O presente artigo analisa o Ensino Médio no contexto das reformas educacionais empreendidas pelo governo brasileiro a partir das últimas duas décadas do século XXI. Apresenta os desafios históricos enfrentados por esse nível estratégico da educação básica, que marca a transição dos estudantes para o ensino superior e o mercado de trabalho. Ao entender que as relações sociais estão inteiramente interligadas às forças produtivas, busca-se desvelar os impactos da ordem capitalista e dos organismos multilaterais a seu serviço sobre as políticas educacionais direcionadas ao Ensino Médio no país. A análise empreendida conclui que, como palco de interesses ideológicos e de disputa das forças produtivas da sociedade, esta etapa de ensino, apresenta fragilidades que tocam sua identidade, sua finalidade e sua função, estando condicionada ao pragmatismo funcionalista, alinhado às exigências do mercado de trabalho. |
Resumen: | Este artículo analiza la educación secundaria en el contexto de las reformas educativas emprendidas por el gobierno brasileño en las últimas dos décadas. Presenta los desafíos históricos que enfrenta este nivel estratégico de educación básica, que marca la transición de los estudiantes a la educación superior y al mercado laboral. Entendiendo que las relaciones sociales están íntegramente interconectadas con las fuerzas productivas, se busca dar a conocer los impactos del orden capitalista y de los organismos multilaterales a su servicio sobre las políticas educativas orientadas a la educación secundaria en el país. El análisis realizado concluye que, como etapa de intereses ideológicos y de disputa de las fuerzas productivas de la sociedad, esta etapa docente presenta debilidades que afectan su identidad, finalidad y función, estando condicionada al pragmatismo funcionalista, alineado con las demandas del mercado de trabajo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65943 |
ISSN: | 1984-4735 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mdasilva.pdf | 642,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.