Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65943
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A reforma do ensino médio e os desafios à inclusão |
Other Titles: | La reforma de la escuela secundaria y los retos de la inclusión |
Title in English: | The reform of high school and the challenges to inclusion |
Authors: | Silva, Maicon Donizete Andrade |
Keywords: | Ensino Médio;Políticas educacionais;Contrarreforma do Ensino Médio;Bachillerato |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Arma da Crítica |
Citation: | SILVA, Maicon Donizete Andrade. A reforma do ensino médio e os desafios à inclusão. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 41-61, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo analisa o Ensino Médio no contexto das reformas educacionais empreendidas pelo governo brasileiro a partir das últimas duas décadas do século XXI. Apresenta os desafios históricos enfrentados por esse nível estratégico da educação básica, que marca a transição dos estudantes para o ensino superior e o mercado de trabalho. Ao entender que as relações sociais estão inteiramente interligadas às forças produtivas, busca-se desvelar os impactos da ordem capitalista e dos organismos multilaterais a seu serviço sobre as políticas educacionais direcionadas ao Ensino Médio no país. A análise empreendida conclui que, como palco de interesses ideológicos e de disputa das forças produtivas da sociedade, esta etapa de ensino, apresenta fragilidades que tocam sua identidade, sua finalidade e sua função, estando condicionada ao pragmatismo funcionalista, alinhado às exigências do mercado de trabalho. |
Abstract in Spanish: | Este artículo analiza la educación secundaria en el contexto de las reformas educativas emprendidas por el gobierno brasileño en las últimas dos décadas. Presenta los desafíos históricos que enfrenta este nivel estratégico de educación básica, que marca la transición de los estudiantes a la educación superior y al mercado laboral. Entendiendo que las relaciones sociales están íntegramente interconectadas con las fuerzas productivas, se busca dar a conocer los impactos del orden capitalista y de los organismos multilaterales a su servicio sobre las políticas educativas orientadas a la educación secundaria en el país. El análisis realizado concluye que, como etapa de intereses ideológicos y de disputa de las fuerzas productivas de la sociedad, esta etapa docente presenta debilidades que afectan su identidad, finalidad y función, estando condicionada al pragmatismo funcionalista, alineado con las demandas del mercado de trabajo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65943 |
ISSN: | 1984-4735 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mdasilva.pdf | 642,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.