Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maicon Donizete Andrade-
dc.date.accessioned2022-05-18T20:51:24Z-
dc.date.available2022-05-18T20:51:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Maicon Donizete Andrade. A reforma do ensino médio e os desafios à inclusão. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 41-61, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65943-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectContrarreforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectBachilleratopt_BR
dc.titleA reforma do ensino médio e os desafios à inclusãopt_BR
dc.title.alternativeLa reforma de la escuela secundaria y los retos de la inclusiónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo analisa o Ensino Médio no contexto das reformas educacionais empreendidas pelo governo brasileiro a partir das últimas duas décadas do século XXI. Apresenta os desafios históricos enfrentados por esse nível estratégico da educação básica, que marca a transição dos estudantes para o ensino superior e o mercado de trabalho. Ao entender que as relações sociais estão inteiramente interligadas às forças produtivas, busca-se desvelar os impactos da ordem capitalista e dos organismos multilaterais a seu serviço sobre as políticas educacionais direcionadas ao Ensino Médio no país. A análise empreendida conclui que, como palco de interesses ideológicos e de disputa das forças produtivas da sociedade, esta etapa de ensino, apresenta fragilidades que tocam sua identidade, sua finalidade e sua função, estando condicionada ao pragmatismo funcionalista, alinhado às exigências do mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo analiza la educación secundaria en el contexto de las reformas educativas emprendidas por el gobierno brasileño en las últimas dos décadas. Presenta los desafíos históricos que enfrenta este nivel estratégico de educación básica, que marca la transición de los estudiantes a la educación superior y al mercado laboral. Entendiendo que las relaciones sociales están íntegramente interconectadas con las fuerzas productivas, se busca dar a conocer los impactos del orden capitalista y de los organismos multilaterales a su servicio sobre las políticas educativas orientadas a la educación secundaria en el país. El análisis realizado concluye que, como etapa de intereses ideológicos y de disputa de las fuerzas productivas de la sociedad, esta etapa docente presenta debilidades que afectan su identidad, finalidad y función, estando condicionada al pragmatismo funcionalista, alineado con las demandas del mercado de trabajo.pt_BR
dc.title.enThe reform of high school and the challenges to inclusionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_mdasilva.pdf642,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.