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Tipo: Dissertação
Título : O ensino de Filosofia como responsabilidade pelo mundo: uma abordagem a partir de Hannah Arendt
Título en inglés: The teaching of Philosophy as responsibility for the world: an approach from Hannah Arendt
Autor : Oliveira, Elineide Alves de
Tutor: Silva, Ricardo George de Araújo
Palabras clave : Ensino;Filosofia;Responsabilidade;Mundo;Hannah Arendt
Fecha de publicación : 2022
Citación : OLIVEIRA, Elineide Alves de. O ensino de Filosofia como responsabilidade pelo mundo: uma abordagem a partir de Hannah Arendt. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho dissertativo intitulado “O ensino de Filosofia como responsabilidade pelo mundo: uma abordagem a partir de Hannah Arendt” se propõe como um verdadeiro “convite ao pensar” voltado ao ensino de filosofia, e traz uma abordagem didática para o ensino médio, a partir das categorias filosóficas apresentadas pela pensadora alemã, relacionadas à educação e ao entendimento do mundo como estratégia de abordagem a ser utilizada pelos educadores. A proposta é indicada não como um caminho a ser trilhado ou uma receita infalível, mas, sobretudo como uma estratégia por meio da qual seja possível almejar avanços no nível de envolvimento dos estudantes em relação às reflexões que lhes sejam propostas. Para tanto, a reflexão inicialmente aborda o conceito de crise apresentado pela autora e segue com a exposição das categorias de mundo, responsabilidade e pertencimento. A proposta didática apresentada ao final serve como estratégia de abordagem para introduzir a figura da pensadora alemã Hannah Arendt ao conhecimento dos estudantes e segue o formato de unidade didática estruturada a partir de três sequências intituladas Conhecendo Hannah Arendt por meio da biografia, Conhecendo Hannah Arendt por meio do trailer e Conhecendo Hannah Arendt por meio da entrevista. A intenção é favorecer o diálogo reflexivo e problematizar o sentido da ocupação e da atuação humana no mundo por meio de aulas que contribuam para aflorar uma consciência de si e favoreçam a criação de vínculos dos estudantes com a Filosofia e a partir dela, com o mundo. A conclusão permite compreender a educação enquanto ensino de filosofia e evidencia sua função formadora constituída por estímulos a ação de um pensar reflexivo. Um pensar que, se preliminarmente ocorre no âmbito da individualidade, no âmbito do particular por meio de exercícios de pensamento, ao serem exteriorizados na ambiência de uma sala de aula, esses pensamentos se alargam e se tornam públicos numa verdadeira ‘ação entre homens’. Notadamente, é nesse momento que se evidencia o sentido da pluralidade, do cuidado e da preservação do mundo, condições estas tão caras a Hannah Arendt.
Abstract: The dissertation entitled "The teaching of Philosophy as responsibility for the world: an approach from Hannah Arendt" proposes itself as a true "invitation to think" aimed at the teaching of Philosophy, and brings a didactic approach to high school, from of the philosophical categories presented by the German thinker, related to education and the understanding of the world as an approach strategy to be used by educators. The proposal is not indicated as a path to be followed or an infallible recipe, but above all as a strategy through which it is possible to aim for advances in the level of student involvement in relation to the reflections that are proposed to them. Therefore, the reflection initially addresses the concept of crisis presented by the author and continues with the exposition of the categories of world, responsibility and belonging. The didactic proposal presented at the end serves as an approach strategy to introduce the figure of the German thinker Hannah Arendt to the knowledge of students and follows the format of a didactic unit structured from three sequences entitled Knowing Hannah Arendt through biography, Knowing Hannah Arendt through through the trailer and Getting to know Hannah Arendt through the interview. The intention is to favor reflective dialogue and problematize the meaning of occupation and human activity in the world through classes that contribute to the emergence of an awareness of self and favor the creation of bonds between students and Philosophy and, from there, with the world. . The conclusion allows us to understand education as a philosophy teaching and evidences its formative function constituted by stimuli to the action of a reflective thinking. A thinking that, if preliminarily occurs in the scope of individuality, in the scope of the particular through exercises of thought, when externalized in the ambience of a classroom, these thoughts expand and become public in a true 'action between men'. Notably, it is at this moment that the sense of plurality, care and preservation of the world becomes evident, conditions that are so dear to Hannah Arendt.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65797
Aparece en las colecciones: PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

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