Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65686
Type: | TCC |
Title: | As contribuições de Célestin Freinet no ensino da escrita |
Authors: | Bezerra, Talita Kelly Santos |
Advisor: | Dieb, Messias Holanda |
Keywords: | Freinet;Letramentos;Gêneros;Literacies |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | BEZERRA, Talita Kelly Santos. As contribuições de Célestin Freinet no ensino da escrita. Orientador: Messias Holanda Dieb. 2021. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo investigar e compreender a Pedagogia Freinet e sua possível contribuição ao ensino da escrita, buscando relacionar as ideias pedagógicas de Freinet com o estudo dos letramentos e o ensino da escrita por meio de gêneros textuais. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Célestin Freinet e seus comentadores. Essas obras foram escolhidas e selecionadas da seguinte forma: primeiro, as obras de Célestin Freinet, por se tratarem da principal base teórica, e, em seguida, as obras dos comentadores com a finalidade de realizar uma melhor reflexão acerca da temática. Para analisar os textos, buscamos a cada leitura realizar um fichamento e uma resenha, observando sempre a sequência das questões e objetivos específicos do trabalho. Os dados, após serem analisados, mostraram que as ideias de Freinet contribuem para o ensino da escrita, tornando-a mais significativa para os estudantes uma vez que, mesmo sem nenhum conhecimento desses aspectos em sua época, as proposições do autor estão aliadas com a atual perspectiva de ensino dos letramentos e de aprendizagem da escrita por meio de gêneros textuais. Nesse sentido, o ensino da escrita baseado nas ideias pedagógicas de Freinet estimula a autonomia, a cooperação e a livre expressão, levando-nos a concluir que situações didáticas embasadas na Pedagogia Freinet contribuem para formar sujeitos mais críticos e reflexivos em suas produções escritas. |
Abstract: | This work aims to investigate and understand Freinet Pedagogy and its possible contribution to the teaching of writing, seeking to relate Freinet's pedagogical ideas with the study of literacies and the teaching of writing through textual genres. In order to achieve our objective, the works of Célestin Freinet and his commentators were used as theoretical support. These works were chosen and selected as follows: first, the works of Célestin Freinet, as they are the main theoretical basis, and then, the works of the commentators in order to carry out a better reflection on the theme. In order to analyze the texts, we seek at each reading to make a file and a review, always observing the sequence of the specific questions and objectives of the work. The data, after being analyzed, showed that Freinet's ideas contribute to the teaching of writing, making it more meaningful for students since, even without any knowledge of these aspects at the time, the author's propositions are allied with the current perspective of teaching literacies and learning to write through textual genres. In this sense, the teaching of writing based on Freinet's pedagogical ideas stimulates autonomy, cooperation and free expression, leading us to conclude that didactic situations based on Freinet Pedagogy contribute to forming more critical and reflective subjects in their written productions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65686 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_tksbezerra.pdf | 270,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.