Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65658
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Revisão bibliográfica das pesquisas sobre evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil |
Otros títulos : | Revisión bibliográfica de la investigación sobre la deserción escolar en la Educación Profesional y Tecnológica en Brasil |
Título en inglés: | Bibliographic review of research on school dropout in Professional and Technological Education in Brazil |
Autor : | Cunha, Fabrício William da Lima Filho, Adalberon Moreira de |
Palabras clave : | Evasão escolar;Educação Técnica e Tecnológica;School dropout;Technical and Technological Education;Abandono de escuela;Educación técnica y tecnológica;Fatores predominantes;Fatores individuais |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Labor |
Citación : | CUNHA, Fabrício William de; LIMA FILHO, Adalberon Moreira de. Revisão bibliográfica das pesquisas sobre evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 56-68, jul./dez. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa refere-se ao cenário dos estudos da evasão na Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica, com base no mapeamento e produção científica, por meio de uma revisita aos principais estudiosos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e somado a eles os estudos que tratam da evasão escolar em seus trabalhos científicos, teses e dissertações defendidas e publicadas entre os anos de 2011 a 2021 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram catalogados 32 artigos de instituições selecionados para a revisão, sendo 3 teses e 29 dissertações. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado da Arte” e articulada aos conteúdos discutidos na disciplina de Bases conceituais da EPT do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (ProfEPT), tratando-se de uma pesquisa qualitativa. Para análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por duas categorias assim organizadas: cronologia e geolocalização. Nos resultados obtidos, constatou-se que o problema da evasão escolar requer compreendê-lo de modo mais amplo, bem como, as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste. |
Abstract: | This research refers to the scenario of dropout studies in the Federal Network of Professional and Technological Education, based on mapping and scientific production, through a revisit to the main scholars of Professional and Technological Education (EPT) and added to them the studies that deal with school dropout in their scientific works, theses and dissertations defended and published between the years 2011 to 2021 and made available in the Digital Library of Theses and Dissertations. 32 articles from selected institutions for the review were cataloged, being 3 theses and 29 dissertations. Methodologically, a bibliographical research of the "State of the Art" type was carried out and articulated to the contents discussed in the discipline of Conceptual Bases of the EPT of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education in Network (ProfEPT), dealing with a qualitative research. For data analysis, we used the content analysis technique. The collected data were organized in tables and graphs and systematized in two units of analysis: research context and research focus, which are constituted by two categories organized as follows: chronology and geolocation. In the results obtained, it was found that the problem of school dropout requires understanding it in a broader way, as well as research on the subject is concentrated in the Southeast region. |
Resumen en español: | Esta investigación hace referencia al escenario de los estudios de deserción en la Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica, con base en el mapeo y la producción científica, a través de una revisión a los principales académicos de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT) y les suma los estudios que abordan deserción escolar en sus trabajos científicos, tesis y disertaciones defendidas y publicadas entre los años 2011 a 2021 y puestas a disposición en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones. Se catalogaron 32 artículos de instituciones seleccionadas para la revisión, siendo 3 tesis y 29 disertaciones. Metodológicamente, se realizó una investigación bibliográfica del tipo "Estado del Arte" y se articuló a los contenidos discutidos en la disciplina de Bases Conceptuales del EPT del Programa de Maestría Profesional en Educación Profesional y Tecnológica en Red (ProfEPT), abordando una investigación cualitativa. Para el análisis de datos utilizamos la técnica de análisis de contenido. Los datos recolectados fueron organizados en tablas y gráficos y sistematizados en dos unidades de análisis: contexto de investigación y enfoque de investigación, los cuales están constituidos por dos categorías organizadas de la siguiente manera: cronología y geolocalización. En los resultados obtenidos, se encontró que el problema de la deserción escolar requiere comprenderlo de manera más amplia, así como la investigación sobre el tema se concentra en la región Sudeste. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65658 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_fwcunhaamlimafilho.pdf | 409,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.