Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Fabrício William da-
dc.contributor.authorLima Filho, Adalberon Moreira de-
dc.date.accessioned2022-05-09T14:33:18Z-
dc.date.available2022-05-09T14:33:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCUNHA, Fabrício William de; LIMA FILHO, Adalberon Moreira de. Revisão bibliográfica das pesquisas sobre evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 56-68, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65658-
dc.description.abstractThis research refers to the scenario of dropout studies in the Federal Network of Professional and Technological Education, based on mapping and scientific production, through a revisit to the main scholars of Professional and Technological Education (EPT) and added to them the studies that deal with school dropout in their scientific works, theses and dissertations defended and published between the years 2011 to 2021 and made available in the Digital Library of Theses and Dissertations. 32 articles from selected institutions for the review were cataloged, being 3 theses and 29 dissertations. Methodologically, a bibliographical research of the "State of the Art" type was carried out and articulated to the contents discussed in the discipline of Conceptual Bases of the EPT of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education in Network (ProfEPT), dealing with a qualitative research. For data analysis, we used the content analysis technique. The collected data were organized in tables and graphs and systematized in two units of analysis: research context and research focus, which are constituted by two categories organized as follows: chronology and geolocation. In the results obtained, it was found that the problem of school dropout requires understanding it in a broader way, as well as research on the subject is concentrated in the Southeast region.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação Técnica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectTechnical and Technological Educationpt_BR
dc.subjectAbandono de escuelapt_BR
dc.subjectEducación técnica y tecnológicapt_BR
dc.subjectFatores predominantespt_BR
dc.subjectFatores individuaispt_BR
dc.titleRevisão bibliográfica das pesquisas sobre evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeRevisión bibliográfica de la investigación sobre la deserción escolar en la Educación Profesional y Tecnológica en Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa refere-se ao cenário dos estudos da evasão na Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica, com base no mapeamento e produção científica, por meio de uma revisita aos principais estudiosos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e somado a eles os estudos que tratam da evasão escolar em seus trabalhos científicos, teses e dissertações defendidas e publicadas entre os anos de 2011 a 2021 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram catalogados 32 artigos de instituições selecionados para a revisão, sendo 3 teses e 29 dissertações. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado da Arte” e articulada aos conteúdos discutidos na disciplina de Bases conceituais da EPT do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (ProfEPT), tratando-se de uma pesquisa qualitativa. Para análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por duas categorias assim organizadas: cronologia e geolocalização. Nos resultados obtidos, constatou-se que o problema da evasão escolar requer compreendê-lo de modo mais amplo, bem como, as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación hace referencia al escenario de los estudios de deserción en la Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica, con base en el mapeo y la producción científica, a través de una revisión a los principales académicos de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT) y les suma los estudios que abordan deserción escolar en sus trabajos científicos, tesis y disertaciones defendidas y publicadas entre los años 2011 a 2021 y puestas a disposición en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones. Se catalogaron 32 artículos de instituciones seleccionadas para la revisión, siendo 3 tesis y 29 disertaciones. Metodológicamente, se realizó una investigación bibliográfica del tipo "Estado del Arte" y se articuló a los contenidos discutidos en la disciplina de Bases Conceptuales del EPT del Programa de Maestría Profesional en Educación Profesional y Tecnológica en Red (ProfEPT), abordando una investigación cualitativa. Para el análisis de datos utilizamos la técnica de análisis de contenido. Los datos recolectados fueron organizados en tablas y gráficos y sistematizados en dos unidades de análisis: contexto de investigación y enfoque de investigación, los cuales están constituidos por dos categorías organizadas de la siguiente manera: cronología y geolocalización. En los resultados obtenidos, se encontró que el problema de la deserción escolar requiere comprenderlo de manera más amplia, así como la investigación sobre el tema se concentra en la región Sudeste.pt_BR
dc.title.enBibliographic review of research on school dropout in Professional and Technological Education in Brazilpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_fwcunhaamlimafilho.pdf409,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.