Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Sebastião Silva-
dc.date.accessioned2022-05-06T14:49:57Z-
dc.date.available2022-05-06T14:49:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOARES, Sebastião Silva. A carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 29-45, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65609-
dc.description.abstractThis paper, created in an epistolary way, aims to propose a debate on the letter, as a source of memory and formation of ourselves. The ideas came from my own pedagogical practice in Education on Federal University of Tocantins. The paper was based on the studies of Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) and Soares (2019). I have found in the production of the letters analyzed the opportunity to investigate, under (self) bibliographies, elements able to promote the teacher’s formation, that means, an experiential learning connected with the past, present and future.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarta pessoalpt_BR
dc.subject(Auto)biografiaspt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectPersonal letterpt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subjectCarta personalpt_BR
dc.titleA carta pessoal na formação de professores: “encontros” (auto)biográficos em tempos da Pandemia de Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeLa carta personal en la formación de profesores: “encuentros” (auto)biográficos en tiempos de pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho, elaborado no formato epistolar, tem como objetivo propor uma re- flexão sobre a carta como fonte de memória e formação de si. As ideias partiram da minha prática pedagógica no curso de licenciatura Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho foi embasado a partir dos estudos de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory- Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) e Soares (2019). Encontrei, na produção das cartas anali - sadas, a oportunidade de adentrar, à luz das (auto)biografias, elementos capazes de promover a formação do professor, ou seja, uma aprendizagem experiencial articulada no passado, no presente e no futuro.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo, elaborado en el formato epistolar, tiene como objetivo proponer una reflexión sobre la carta, como fuente de memoria y autoformación. Las ideas surgieron de mi práctica docente en la carrera de Educación del Campo en la Universidad Federal de Tocantins. El trabajo se basó en los estudios de Bakhtin (2011), Freire (2000), Bragança (2011), Charlot (2014), Delory-Momberger (2012), Foucault (1983), Honório Filho (2011), Josso (2010), Passeggi (2016), Souza (2010) y Soares (2019). En la producción de cartas analizadas encontré la oportunidad de ingresar, a la luz de las (autor)biografías, elementos capaces de promover la formación del profesor, es decir, un aprendizaje vivencial articulado en el pasado, presente y futuro.pt_BR
dc.title.enThe personal letter in teachers’ formation: (self)bibliographical “meetings” in covid-19 pandemicpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_sssoares.pdf307,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.