Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZaim-de-Melo, Rogério-
dc.contributor.authorGodoy, Luís Bruno de-
dc.contributor.authorRizzo, Deyvid Tenner de Souza-
dc.contributor.authorBortoleto, Marco Antonio Coelho-
dc.date.accessioned2022-05-06T14:24:43Z-
dc.date.available2022-05-06T14:24:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luís Bruno de; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo no pantanal: o ensino da arte em uma escola das águas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 75-92, maio/ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65603-
dc.description.abstractThe study aims to report and analyze the experience of taking circus art to students of a “escola das águas” in the Pantanal, from the extension project “The circus goes to escola das águas” developed at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). This is a qualitative research with ethnographic principles. Data collection was based on the field log book and recording of experiences through drawings made by the children. This field study was carried out between the months of June and November 2019, when 49 children aged between 05 and 12 years took part. The results indicate that the opportunity of experiencing circus activities expanded the students’ cultural collection, in a place that isolation is a main characteristic. We believe that the “magic of the circus” also contributes to body education by promoting a more attractive form of physical education, which values culture and, therefore, body and aesthetic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscola das águaspt_BR
dc.subjectCircuspt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.titleCirco no pantanal: o ensino da arte em uma escola das águaspt_BR
dc.title.alternativeCirco en pantanal: la enseñanza del arte en una escuela de aguaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo objetiva relatar e analisar a experiência do ensino da arte circense para alunos de uma escola das águas no Pantanal, bem como ampliar o acervo cultural desses alunos, oportunizando vivências de atividades circenses a partir do projeto de extensão O circo vai a uma escola das águas, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. O registro dos dados foi realizado por meio de um diário de campo, e o registro das experiências, por meio de desenhos elaborados pelas crianças. O estudo de campo foi implementado entre os meses de junho e novembro de 2019, com a participação de 49 crianças, com idade entre 5 e 12 anos. Os resultados indicam que oportunizar vivências de atividades circenses ampliou significativamente o acervo cultural de um grupo de crianças que residem numa localidade isolada. Ademais, consideramos que a “magia do circo” contribui para a educação corporal, fomentando um modo mais atrativo de educação física, que valoriza a cultura e, por conseguinte, a educação corporal e estética.pt_BR
dc.description.abstract-esEl estudio tiene como objetivo informar y analizar la experiencia de enseñar arte circense a los estudiantes de una “escuela de aguas” en Pantanal, así como ampliar el patrimonio cultural de estos alumnos, brindando oportunidades para vivencias de actividades circenses, a partir del proyecto de extensión “El circo va a una es- cuela de aguas”, desarrollada por la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Es una investigación cualitativa de carácter etnográfico. El registro de datos se realizó a través de un diario de campo y el registro de experiencias a través de dibujos creados por los niños. El estudio de campo se realizó entre junio y no- viembre de 2019, con la participación de 49 niños, con edades comprendidas entre los 05 y los12 años. Los resultados indican que brindar oportunidades para las ex- periencias de actividades circenses expandió significativamente la herencia cul- tural de un grupo de niños que residen en un lugar de importante aislamiento/ distancia. Consideramos que la “magia circense” también contribuye a la educa - ción corporal promoviendo una forma más atractiva de educación física, que va- lora la cultura y, por tanto, la educación corporal y estética.pt_BR
dc.title.enCircus in the pantanal: teaching art in a “escola das águas”pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_rzaimdemelolbgodoy.pdf733,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.