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Type: Dissertação
Title: Qualidade como estratégia de competitividade: estudo de caso
Authors: Sales, Rafael de Moraes
Advisor: Mera, Ruben Dario Mayorga
Issue Date: 2003
Citation: SALES, Rafael de Moraes. Qualidade como estratégia de competitividade: estudo de caso. 2003. 166 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Brazilian Portuguese: No contexto atual de crescente competição por mercados e recursos, as organizações produtivas precisam adquirir formas mais criativas de gerir os recursos disponíveis, de modo a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. A esse respeito, a avaliação da competitividade e das possibilidades de aprimoramento competitivo da cadeia produtiva de mandioca tornam-se subsídios relevantes a fim de estabelecer a consolidação dos seus subprodutos no mercado. No presente estudo foi avaliada a qualidade da farinha de mandioca como estratégia de competitividade. Sendo assim, utilizou-se o pensamento organizacional baseado no valor percebido pelo cliente. A análise da competitividade global foi desenvolvida mediante o índice de competitividade em qualidade e o índice de competitividade em preço, para os produtos produzidos em unidades de beneficiamento artesanais e mecanizadas. Com base nas análises efetuadas, foi constatado que a competitividade global da farinha de mandioca processada pelo sistema mecanizado é superior em relação à do sistema artesanal. Acredita-se que o processo de incorporação de novas tecnologias propicia maior dinamismo concorrencial às cadeias produtivas, constituindo um dos determinantes de seu posicionamento competitivo. Neste contexto, buscou-se investigar se o nível tecnológico e os padrões produtivos adotados pelos produtores são fatores que propulsionam a construção de uma posição competitiva no mercado. Analisando sob esta perspectiva os resultados vislumbrados, obteve-se evidências de que a introdução de tecnologias modernas constitui fundamento para elevar o padrão qualitativo do produto evidenciado. Verifica-se haver uma influência positiva e significativa do nível tecnológico sobre a diferenciação qualitativa. Portanto, pode-se concluir que uma das grandes estratégias competitivas é o incremento do nível tecnológico da unidade produtora, haja vista a possibilidade de ganhos no âmbito da qualidade do produto e a redução nos custos de produção, o que propicia uma elevação da rentabilidade via aumentos na produtividade da empresa.
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