Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMera, Ruben Dario Mayorga-
dc.contributor.authorSales, Rafael de Moraes-
dc.date.accessioned2022-05-05T18:02:19Z-
dc.date.available2022-05-05T18:02:19Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSALES, Rafael de Moraes. Qualidade como estratégia de competitividade: estudo de caso. 2003. 166 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65552-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualidade como estratégia de competitividade: estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto atual de crescente competição por mercados e recursos, as organizações produtivas precisam adquirir formas mais criativas de gerir os recursos disponíveis, de modo a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. A esse respeito, a avaliação da competitividade e das possibilidades de aprimoramento competitivo da cadeia produtiva de mandioca tornam-se subsídios relevantes a fim de estabelecer a consolidação dos seus subprodutos no mercado. No presente estudo foi avaliada a qualidade da farinha de mandioca como estratégia de competitividade. Sendo assim, utilizou-se o pensamento organizacional baseado no valor percebido pelo cliente. A análise da competitividade global foi desenvolvida mediante o índice de competitividade em qualidade e o índice de competitividade em preço, para os produtos produzidos em unidades de beneficiamento artesanais e mecanizadas. Com base nas análises efetuadas, foi constatado que a competitividade global da farinha de mandioca processada pelo sistema mecanizado é superior em relação à do sistema artesanal. Acredita-se que o processo de incorporação de novas tecnologias propicia maior dinamismo concorrencial às cadeias produtivas, constituindo um dos determinantes de seu posicionamento competitivo. Neste contexto, buscou-se investigar se o nível tecnológico e os padrões produtivos adotados pelos produtores são fatores que propulsionam a construção de uma posição competitiva no mercado. Analisando sob esta perspectiva os resultados vislumbrados, obteve-se evidências de que a introdução de tecnologias modernas constitui fundamento para elevar o padrão qualitativo do produto evidenciado. Verifica-se haver uma influência positiva e significativa do nível tecnológico sobre a diferenciação qualitativa. Portanto, pode-se concluir que uma das grandes estratégias competitivas é o incremento do nível tecnológico da unidade produtora, haja vista a possibilidade de ganhos no âmbito da qualidade do produto e a redução nos custos de produção, o que propicia uma elevação da rentabilidade via aumentos na produtividade da empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_dis_rmsales.pdf38,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.