Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65503
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As conjugações do lembrar: irrupções do presente em uma narrativa retrospectiva
Título(s) alternativo(s): Le coniugazioni del ricordare: irruzioni delpresente in un racconto retrospettivo
Autor(es): Pinheiro, Iara Machado
Palavras-chave: Tempo;Memória;Teoria literária;Teoria Letteraria
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: PINHEIRO, Iara Machado. As conjugações do lembrar: irrupções do presente em uma narrativa retrospectiva. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 152-172, out./dez. 2021.
Resumo: Ao contar as vicissitudes de sua amizade com Lina, a narradora da tetralogia A amiga genial, de Elena Ferrante, atravessa a segunda metade do século XX. Embora a composição da temporalidade seja na maior parte cronologicamente linear, partindo da infância das duas protagonistas nos anos de 1950 e seguindo até a velhice no começo do século XXI, é possível encontrar uma série de ocorrências do presente verbal, o que destoa da organização característica de uma história retrospectiva. Este artigo pretende propor uma interpretação para a construção do tempo de A amiga genial, destacando fragmentos que contêm irrupções do presente. Busca-se compreender, então, como o passado pode se prolongar e impactar o desenrolar da escrita da narradora, por meio da análise das interferências dessa atualidade anacrônica no encadeamento entre o presente verbal e o ritmo episódico. Assim, sugere-se que as quebras na cadência ordenada da narração estejam articuladas com a complexa dinâmica da memória.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65503
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_impinheiro.pdf640,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.