Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65503
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | As conjugações do lembrar: irrupções do presente em uma narrativa retrospectiva |
Other Titles: | Le coniugazioni del ricordare: irruzioni delpresente in un racconto retrospettivo |
Authors: | Pinheiro, Iara Machado |
Keywords: | Tempo;Memória;Teoria literária;Teoria Letteraria |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Entrelaces |
Citation: | PINHEIRO, Iara Machado. As conjugações do lembrar: irrupções do presente em uma narrativa retrospectiva. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 152-172, out./dez. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Ao contar as vicissitudes de sua amizade com Lina, a narradora da tetralogia A amiga genial, de Elena Ferrante, atravessa a segunda metade do século XX. Embora a composição da temporalidade seja na maior parte cronologicamente linear, partindo da infância das duas protagonistas nos anos de 1950 e seguindo até a velhice no começo do século XXI, é possível encontrar uma série de ocorrências do presente verbal, o que destoa da organização característica de uma história retrospectiva. Este artigo pretende propor uma interpretação para a construção do tempo de A amiga genial, destacando fragmentos que contêm irrupções do presente. Busca-se compreender, então, como o passado pode se prolongar e impactar o desenrolar da escrita da narradora, por meio da análise das interferências dessa atualidade anacrônica no encadeamento entre o presente verbal e o ritmo episódico. Assim, sugere-se que as quebras na cadência ordenada da narração estejam articuladas com a complexa dinâmica da memória. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65503 |
ISSN: | 2596-2817 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_impinheiro.pdf | 640,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.