Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492
Tipo: | Resumo |
Título: | Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física |
Autor(es): | Fernandes, Dayse Soares Ferracioli, Marcela de Castro |
Palavras-chave: | Educação física para crianças;Professor de educação física - Formação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumo: | A atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dsfernandes(2).pdf | 41,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.