Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492
Type: Resumo
Title: Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física
Authors: Fernandes, Dayse Soares
Ferracioli, Marcela de Castro
Keywords: Educação física para crianças;Professor de educação física - Formação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FERNANDES, Dayse Soares; FERRACIOLI, Marcela de Castro. Avaliação de escolares através da aplicação do Movement Assessment Battery for Children-2: um relato de experiência para formação do professor de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Brazilian Portuguese: A atividade de Iniciação Acadêmica que realizo consiste na aplicação do teste Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Tal teste é composto por oito tarefas, sendo que elas avaliam a destreza manual, o equilíbrio e habilidades de lançar e receber. Para a realização dos testes são selecionadas crianças de 7 a 10 anos, sendo elas integrantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo. Com o resultado da aplicação da bateria de testes as crianças são classificadas como crianças com Desenvolvimento Típico, crianças com Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação (TDC) ou crianças com risco de apresentar TDC. Esta atividade é vinculada ao projeto de extensão “Avaliação da Coordenação Motora de Crianças”, coordenado pela Professora Dra. Marcela de Castro Ferracioli do Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES. Neste projeto, tenho realizado atividades na área de comportamento motor, campo que pretendo seguir na minha vida profissional e acadêmica. Nele, tenho diversas experiências práticas, com a aplicação da bateria de testes e o contato direto com diferentes crianças, que me proporcionam verificar alguns transtornos, habilidades e comportamentos típicos e atípicos. Além disso, o mesmo é de fundamental importância para intervenções posteriores, dando retorno a sociedade, na qual será relacionado a coordenação motora e seus possíveis déficits com as atividades da vida diária.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65492
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dsfernandes(2).pdf41,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.