Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65470
Tipo: | Resumo |
Título : | Grupo de pesquisa: o cuidar e o brincar livre da criança de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana |
Autor : | Santos, Dayane Ribeiro dos Nogueira, Iara da Silva Silva, Maria Lucivânia Laís da Marques, Priscylla D'Ávila Soares, Cristina Façanha |
Palabras clave : | Creches;Desenvolvimento infantil |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SANTOS, Dayane Ribeiro dos; NOGUEIRA, Iara da Silva; SILVA, Maria Lucivânia Laís da; MARQUES, Priscylla D'Ávila; SOARES, Cristina Façanha. Grupo de pesquisa: o cuidar e o brincar livre da criança de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumen en portugués brasileño: | O projeto de pesquisa “O cuidar e o brincar livre da criança de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana é um grupo de estudo orientado pela professora Cristina Facanha e tem como objetivo conhecer e aprofundar os aportes teóricos de Emmi Pikler, pediatra húngara que foi convidada a chefiar um orfanato em Budapeste situado na rua Lóczy e destacou-se por seu trabalho com bebês. Nosso método de estudo consiste em reflexões escritas e orais tendo como base a leitura crítica, por capítulo do livro: Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy organizado por Judit Falk e leitura completar de outros autores como Anna Tardos e Maria Vincze. O bebê não é um ser passivo, dependente de um adulto o tempo inteiro. A abordagem pikleriana nos ensina que o bebê e a criança pequena são e podem ser muito mais do que a visão do senso comum estabelece para eles. Nesta abordagem a criança é vista como capaz e autônoma. Para efetivar essa perspectiva Emmi Pikler estabeleceu quatro princípios fundamentais que regiam a vida em Lóckzy: valorizar a atividade autônoma das crianças; valorizar as relações pessoais estáveis; cada criança deve ter uma imagem positiva de si mesma para desenvolver-se; e por último, o princípio que rege os outros três, a manutenção da saúde física e mental da criança com ênfase no brincar e no cuidar. Decorre dessa abordagem consequências positivas para o desenvolvimento pleno e completo das crianças, pois causa uma revolução no modo como nossos bebês e crianças pequenas serão educadas e cuidadas tanto pelas instituições como pelo adulto responsável. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65470 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_drsantos.pdf | 41,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.