Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65470
Tipo: | Resumo |
Título: | Grupo de pesquisa: o cuidar e o brincar livre da criança de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana |
Autor(es): | Santos, Dayane Ribeiro dos Nogueira, Iara da Silva Silva, Maria Lucivânia Laís da Marques, Priscylla D'Ávila Soares, Cristina Façanha |
Palavras-chave: | Creches;Desenvolvimento infantil |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SANTOS, Dayane Ribeiro dos; NOGUEIRA, Iara da Silva; SILVA, Maria Lucivânia Laís da; MARQUES, Priscylla D'Ávila; SOARES, Cristina Façanha. Grupo de pesquisa: o cuidar e o brincar livre da criança de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumo: | O projeto de pesquisa “O cuidar e o brincar livre da criança de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana é um grupo de estudo orientado pela professora Cristina Facanha e tem como objetivo conhecer e aprofundar os aportes teóricos de Emmi Pikler, pediatra húngara que foi convidada a chefiar um orfanato em Budapeste situado na rua Lóczy e destacou-se por seu trabalho com bebês. Nosso método de estudo consiste em reflexões escritas e orais tendo como base a leitura crítica, por capítulo do livro: Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy organizado por Judit Falk e leitura completar de outros autores como Anna Tardos e Maria Vincze. O bebê não é um ser passivo, dependente de um adulto o tempo inteiro. A abordagem pikleriana nos ensina que o bebê e a criança pequena são e podem ser muito mais do que a visão do senso comum estabelece para eles. Nesta abordagem a criança é vista como capaz e autônoma. Para efetivar essa perspectiva Emmi Pikler estabeleceu quatro princípios fundamentais que regiam a vida em Lóckzy: valorizar a atividade autônoma das crianças; valorizar as relações pessoais estáveis; cada criança deve ter uma imagem positiva de si mesma para desenvolver-se; e por último, o princípio que rege os outros três, a manutenção da saúde física e mental da criança com ênfase no brincar e no cuidar. Decorre dessa abordagem consequências positivas para o desenvolvimento pleno e completo das crianças, pois causa uma revolução no modo como nossos bebês e crianças pequenas serão educadas e cuidadas tanto pelas instituições como pelo adulto responsável. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65470 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_drsantos.pdf | 41,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.