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Tipo: Artigo de Evento
Título : Modelagem e controle LPV misto H2/H∞ para um helicóptero
Autor : Muniz, Saulo Guillermo D'Eduard Araripe Sobreira
Nogueira, Fabrício Gonzalez
Barra Júnior, Walter
Torrico, Bismark Claure
Barreto, Guilherme de Alencar
Forte, Marcus Davi do Nascimento
Palabras clave : Asas Rotativas;Estabilidade;Modelo LPV;Sistemas Adaptativos e de Aprendizagem
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Sociedade Brasileira de Automática (SBA) - https://proceedings.science/sbai-2019/inicio; Galoá Science - https://galoa.com.br/
Citación : MUNIZ, Saulo Guillermo D'Eduard Araripe Sobreira; NOGUEIRA, Fabrício Gonzalez; BARRA JÚNIOR, Walter; TORRICO, Bismark Claure; BARRETO, Guilherme de Alencar; FORTE, Marcus Davi do Nascimento. Modelagem e controle LPV misto H2/H1 para um helicóptero. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AUTOMAÇÃO INTELIGENTE, 14º., 27 a 30 Out. 2019, Ouro Preto, Minas Gerais. Anais eletrônicos[...] Campinas, Galoá, 2019. v. 1, p. 1993-1998, 2019.- 108354. DOI: 10.17648/sbai-2019-111431.
Resumen en portugués brasileño: Por meio de desigualdades matriciais, neste trabalho propõe-se um ganho em função das variáveis de controle, capaz de garantir a estabilidade do modelo e reduzir os distúrbios, independente da condição da aeronave. Um estudo é realizado em torno das condições de equilíbrio linearizadas para um modelo de Lynx ZD559. Neste, a variável independente de controle é a velocidade à frente da aeronave. Os resultados obtidos de um controlador estacionário e outro comutável de variação linear, elucidam a capacidade do último de atuar em todo o espectro de variação da velocidade ao apresentar uma dinâmica aceitável de transientes e rejeição de distúrbios.
Abstract: With the use of matrix inequalities, this work proposes a gain as a function of the control variables, that is able to guarantee the stability of the model and reduce the disturbances regardless of the condition in which the aircraft is involved. A study is performed around the linearized equilibrium conditions for a Lynx ZD559 model. In this, the independent control variable is the forward speed of the aircraft. The results obtained from a stationary controller, one with commutable variation and one of linear variation elucidate the ability of the last controller to operate over the entire spectrum of speed variation by presenting an acceptable transient dynamics and disturbance rejection.
URI : DOI: 10.17648/sbai-2019-111431
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65309
ISSN : 2358-4483
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