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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Integração dos saberes na Pós-Graduação brasileira: seria o PRODEMA uma proposta viável?
Otros títulos : Integración del conocimiento en el posgrado en BrasIl: ¿Será que el PRODEMA es una propuesta viable?
Título en inglés: Integration of knowledge in brazilian postgraduation: it would be the PRODEMA a viable proposal?
Autor : Melo, Herbart dos Santos
Maia, Saulo Roberio Rodrigues
Freire, George Satander de Sá
Palabras clave : Interdisciplinaridade;Método heurístico;Teoria da complexidade
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Gaia Scientia
Citación : MELO, Herbart dos Santos; MAIA, Saulo Roberio Rodrigues; FREIRE, George Satander de Sá. Integração dos saberes na Pós-Graduação brasileira: seria o PRODEMA uma proposta viável? Gaia Scientia, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 52-62, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O conceito de interdisciplinaridade ainda gera uma incógnita na formulação de propostas e projetos relacionados no mundo acadêmico. No Brasil, os cursos de Pós-graduação multidisciplinares, têm como proposta integrar competências e habilidades de forma disciplinar, levando o currículo a possuir certo formato transdisciplinar. Neste estudo, objetiva-se apresentar uma análise crítica-construtiva sobre o Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, em rede com as instituições brasileiras UFC-UFPI-UFPE-UFPB-UFRN-UFS-UESC. Tal análise baseia-se num levantamento teórico que sustenta a justificativa de Programas multidisciplinares como o PRODEMA: conceitos de interdisciplinaridade, integração dos saberes, método heurístico e teoria da complexidade. Utilizou-se também, como base argumentativa, os antecedentes históricos e a proposta que fundamentou a implantação do Programa, conforme o Seminário Fundacional do PRODEMA, realizado na Universidade Federal de Alagoas, em agosto de 1996. As experiências pessoais dos doutorandos norteiam as críticas apresentadas.
Abstract: The concept of interdisciplinarity is still an unknown factor in formulating proposals and projects in the academic world. In Brazil, the multidisciplinary postgraduate courses propose integrating skills and abilities in a disciplinary manner, making the curriculum with a certain transdisciplinary format. This study aimed to present a criticalconstructive analysis on the Regional Postgraduate Program in Development and Environment(PRODEMA), which consists of a network composed by the following Brazilian institutions UFC, UFPI, UFPE, UFPB, UFRN, UFS, and UESC. This analysis is based on a theoretical approach that supports the justification of multidisciplinary programs, such as the PRODEMA: concepts of interdisciplinarity, integration of nowledge, heuristic method, and complexity theory. The historical background and the proposal that justified the implementation of the Program, as the PRODEMA Foundational Seminar, held at the Federal University of Alagoas, in August 1996, were also used as argumentative basis. Personal experiences of doctoral students were used to guide the criticisms presented.
Resumen en español: El concepto de interdisciplinariedadsigue siendo una incógnita en la formulación de propuestas y proyectos enel mundo académico. En Brasil, los cursos multidisciplinares de posgradoproponen integrarlas capacidades y habilidades de una manera disciplinaria, generando un formato de currículo transdisciplinario. Este estudiotiene como objetivo presentar un análisis crítico-constructivo sobre el Programa Regional de Posgrado en Desarrollo y Medio Ambiente(PRODEMA), el cual consiste en una red formada por las siguientes instituciones brasileñas:UFC, UFPI, UFPE, UFPB, UFRN, UFS, y UESC. Este análisis se basaenun enfoque teórico que sustenta la justificación de programas multidisciplinares como el PRODEMA: los conceptos de interdisciplinariedad, la integración de los conocimientos, el método heurístico y la teoría de la complejidad. También se utilizó como base argumentativa, los antecedentes históricos y la propuesta que justificó la implantación del Programa, conforme elSeminario Fundacional del PRODEMA que se realizó en laUniversidad Federal de Alagoas, en agosto de 1996.Se utilizaron las experiencias personales de los estudiantes de doctorado para orientar las críticas presentadas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65183
ISSN : 1981-1268
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGL - Artigos publicados em revista científica

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