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Type: Dissertação
Title: Sociologia escolar digital em perspectiva: uma análise nas escolas estaduais de educação profissional em Fortaleza
Title in English: School sociology state schools of center for humanities digital in perspective: an analysis in the professional education in strength
Authors: Marques, Dione Maria Almeida
Advisor: Silva, Emanuel Freitas da
Keywords: Sociologia digital;Escola Profissional;Tecnologia;Formação;Fortaleza
Issue Date: 2022
Citation: MARQUES, Dione Maria Almeida. Sociologia escolar digital em perspectiva: uma análise nas escolas estaduais de educação profissional em Fortaleza. Orientador: Emanuel Freitas da Silva. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A influência das tecnologias digitais tem sido um desafio para a educação nos tempos atuais e, para o (a) docente de Sociologia no Ensino Médio, somam-se outros dilemas, seja na esfera administrativa, na política, na econômica e,em especial, na pedagógica. Alguns limites impostos à profissão do professor, somado à complexidade de cada cultura (local, regional e mundial) e experiências individuais de cada sujeito e como suas estruturas são construídas, são fatores fundamentais para um repensar metodológico da atuação profissional. A inovação provocada pela era digital traz à tona questões que afetam diretamente os cientistas sociais, na medida em que é exigida do profissional uma gama de atividades que possam satisfazer a gestão educacional e, ao mesmo tempo, o discente e a sociedade, intra e extramuros escolares. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo principal identificar a inserção e atuação dos docentes no âmbito da Sociologia Digital nas Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza (EEEP). Os objetivos específicos são: identificar os recursos pedagógicos utilizados nas escolas profissionais de Fortaleza, estritamente nas aulas de Sociologia, detectar as dificuldades na implantação de novos métodos educacionais e verificar a perspectiva de trabalho pedagógico da Sociologia Digital, que se avizinhou com o isolamento social. A metodologia prevista foi composta de pesquisa bibliográfica com revisão de literatura, aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas, direcionado aos (às) docentes do ensino médio e diretores (as) das EEEPs, e o tratamento dos dados. Dentre os principais resultados, apontamos a mudança de perspectiva do modo de ensinar e a inserção de novas propostas do ensinoaprendizagem incluindo a utilização de tecnologias digitais na metodologia de trabalho. Concluímos que a formação universitária deve abster-se dos preconceitos ou concepções sobre o ensino de Sociologia, compreendendo que a presença e a atuação profissional nesse novo espaço prometem marcar profundamente o fazer profissional.
Abstract: The influence of digital technologies has been a challenge for education nowadays and, for the Sociology teacher in High School, there are other dilemmas, whether in the administrative, political, economic and, in particular, in the pedagogical. Some limits imposed on the teaching profession, added to the complexity of each culture (local, regional and global) and individual experiences of each subject and how their structures are built, are fundamental factors for a methodological rethinking of professional practice. The innovation brought about by the digital age brings up issues that directly affect social scientists, insofar as a range of activities is required from the professional that can satisfy educational management and, at the same time, the student and society, intra and extramural. schoolchildren. In this context, the research has as main objective to identify the insertion and performance of teachers in the scope of Digital Sociology in State Schools of Professional Education in Fortaleza (EEEP). The specific objectives are: to identify the pedagogical resources used in professional schools in Fortaleza, strictly in Sociology classes, to detect the difficulties in the implementation of new educational methods and to verify the perspective of pedagogical work of Digital Sociology, which came with social isolation. The envisaged methodology consisted of bibliographic research with literature review, application of a structured questionnaire, with closed and open questions, aimed at high school teachers and directors of EEEPs, and data processing. Among the main results, we point out the change in perspective of the way of teaching and the insertion of new teaching-learning proposals including the use of digital technologies in the work methodology. We conclude that university education must abstain from prejudices or conceptions about the teaching of Sociology, understanding that the presence and professional performance in this new space promise to profoundly mark professional practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65182
Appears in Collections:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

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