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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Memes na formação inicial de professores de inglês
Título en inglés: Memes in english teachers’ pre-service education
Autor : Silva, Nayara Stefanie Mandarino
Nunes, Thainná Melo
Palabras clave : Memes;Formação Inicial de Professores;Língua Inglesa;Teachers’ pre-service education;English language
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : SILVA, Nayara Stefanie Mandarino; NUNES, Thainná Melo. Memes na formação inicial de professores de inglês. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Entendendo a importância dos memes na cibercultura e considerando as potencialidades do trabalho com esse gênero textual híbrido nas aulas de língua inglesa, este artigo visa analisar atividades propostas por professores em formação inicial nas quais memes são trabalhados. A pesquisa foi desenvolvida com graduandos do curso de Letras Inglês de uma universidade federal do nordeste do Brasil. A metodologia utilizada é qualitativa e se delineia como um estudo de caso. Além disso, o referencial teórico inclui Dawkins (1976; 1986), Díaz (2013), Gee (2004) e Knobel e Lankshear (2007), entre outros. A análise das atividades/ aulas planejadas pelos participantes demonstra a pouca importância dada às imagens e a dificuldade na exploração das potencialidades dos memes, especialmente no que concerne ao trabalho adotando uma perspectiva crítica.
Abstract: Understanding the importance of memes in the cyberculture and considering the potentialities of working with this textual hybrid genre in English language classes, we analyze activities in which memes are used. They were proposed by pre service teachers who are undergraduate students of English in a federal university in the Northeast of Brazil. Moreover, literature review underlying this study includes Dawkins (1976; 1986), Díaz (2013), Gee (2004) and Knobel and Lankshear (2007). The methodology adopted is qualitative and characterized as case study. Finally, we conclude that participants give little attention to images and struggle to fully explore memes and to work from a critical perspective.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65180
ISSN : 2237-6321
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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