Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65155
Tipo: TCC
Título : Gestão de conflitos no serviço público: percepções de assessores e gerentes
Autor : Freitas, Sara Alves Marques de
Tutor: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palabras clave : Gestão de Conflitos;Administração pública;Assessoria
Fecha de publicación : 2019
Citación : FREITAS, S. A. M. Gestão de conflitos no serviço público: percepções de assessores e gerentes. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A gestão pública em tempos atuais, possui um corpo de trabalho composto por pessoas de todos as personalidades e lugares. O choque entre essas pessoas gera situações e conflitos no cotidiano de trabalho e torna-se perceptível não apenas para os trabalhadores, mas para as outras pessoas de fora da instituição. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção de assessores e gerentes acerca da gestão de conflitos na gestão pública municipal. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento um questionário aplicado a cinco gestores e uma assessora de uma Secretaria Municipal de Saúde, da região metropolitana, no estado do Ceará. Conclui-se que, na percepção dos participantes desta pesquisa, existem situações de conflitos na gestão pública municipal. Considerou-se que é primordial, para a resolução de conflitos, a ferramenta comunicação. A percepção de que o diálogo é fundamental para a gestão de conflitos ferramenta é significativa, uma vez que não funcionando faz-se necessária a aplicação de processo disciplinar aos envolvidos.
Abstract: Public management in modern times has a body of work composed of people of all personalities and places. The clash between these people creates situations and conflicts in the daily work and becomes perceptible not only for the workers, but for the other people outside the institution. The present work has the objective of analyzing the perception of advisors and managers about the management of conflicts in the municipal public management. The research is characterize as qualitative and descriptive. For data collection, a questionnaire applied to five managers and an advisor of a Municipal Health Department of the metropolitan region in the state of Ceará was use as instrument. It is conclude that, in the perception of the participants of this research, there are situations of conflicts in the municipal public management. It was consider that the communication tool is of paramount importance for conflict resolution. The perception that the dialogue is fundamental for the management of conflicts tool is significant, since not working it is necessary to apply disciplinary process to those involved.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65155
Aparece en las colecciones: SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_samfreitas.pdfMonografia621,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.