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Tipo: Artigo de Periódico
Título : A importância de projetos de educação ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino
Título en inglés: The importance of environmental education projects in a unit of conservation in the northeastern semi-arid
Autor : Campelo, Ana Karine Ribeiro
Melo, Juliana Barroso de
Palabras clave : Natural heritage;Caatinga;Sustainable development;Patrimônio natural;Caatinga;Desenvolvimento sustentável
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Brasileira de Ciências Ambientais
Citación : CAMPELO, Ana Karine Ribeiro; MELO, Juliana Barroso de. A importância de projetos de educação ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 1, n.49, p. 81-94, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A caatinga é o bioma brasileiro menos protegido, com baixa porcentagem de Unidades de Conservação. A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria pertencente às Unidades de Conservação de uso sustentável, que resulta em vários benefícios ambientais. Este artigo teve por objetivo geral analisar projetos que envolvem a educação ambiental desenvolvidos na Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, inserida na caatinga, no município de Crateús, no Ceará. A metodologia fundamenta-se na realização da pesquisa bibliográfica documental, de modo a retratar projetos que versaram sobre a educação ambiental na reserva. O desenvolvimento de ações educativas de maneira contextualizada com o semiárido auxilia no trabalho de sensibilizar a população para conservar os recursos naturais e propicia a divulgação de informações sobre a importância do bioma. Observa-se que a implementação desses projetos na Reserva Particular do Patrimônio Natural reforçou a conservação do bioma, contribuindo para a manutenção do meio ambiente e estimulando a intensificação das ações de proteção.
Abstract: The caatinga is the less protected Brazilian biome , with low percentage of Units of Conservation. The Private Reserve of Natural Heritage is a category that belongs to the Units of Conservation of sustainable use, which results in several environmental benefits. This article aimed, at general, to analyze projects involving environmental education developed in the Private Reserve of Natural Heritage Serra das Almas, inserted in the caatinga, in the municipality of Crateús, Ceará. The methodology is based on the accomplishment of bibliographical documentary research, to portray projects that focused on environmental education in the Reserve. The development of educational actions in a contextualized way with the semi-arid assists in the work of sensitizing the population to conserve natural resources and promotes the dissemination of information about the importance of this biome. It is observed that the implementation of these projects in the Private Reserve of Natural Heritage reinforced the biome conservation, contributing to the environmental maintenance and encouraging the intensification of protective actions.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65141
Aparece en las colecciones: LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

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