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Type: TCC
Title: Os Benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com transtorno do espectro autista
Authors: Santos, Maria Michelle Batista dos
Advisor: Stervinou, Adeline Annelyse Marie
Keywords: Afetividade;Aprendizagem;Memória;Educação Musical Inclusiva;Autismo;TEA
Issue Date: 2022
Citation: SANTOS, M. M. B. Os Benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 77f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo investigou os benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A afetividade corresponde à capacidade do indivíduo de ser afetado de forma positiva ou negativa por sensações internas e externas vindas do ambiente no qual está inserido. A partir de experiências pessoais e reflexões levantadas nas disciplinas de didática e metodologias da educação do Curso de Música - Licenciatura, da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral, surgiu o interesse de analisar e compreender a influência da afetividade no processo de aprendizagem musical de crianças autistas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa na cidade de Ipueiras - CE, localizada na região sul da chapada da Ibiapaba. Ela consistiu em cinco aulas nas quais foram aplicadas atividades musicais com quatro crianças dentro do espectro do autismo a fim de investigar a influência da afetividade no processo de aprendizagem musical de crianças autistas. De acordo com os resultados obtidos, apontamos a presença da afetividade e o papel da memória de longo prazo durante todas as aulas de música. Dessa forma, foi observado que o desenvolvimento das crianças com TEA durante as atividades musicais estava conectado à afetividade. É possível afirmar que a afetividade influencia no processo de aprendizagem dessas crianças, sendo necessária na prática docente dos educadores musicais.
Abstract: The present study investigated the benefits of affectivity in the musical learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Affectivity corresponds to the individual's ability to be positively or negatively affected by internal and external sensations coming from the environment in which he is inserted. From personal experiences and reflections raised in the disciplines of didactics and methodologies of education of the Music Course - Licentiate, of the Federal University of Ceará (UFC) Campus de Sobral, the interest arose in analyzing and understanding the influence of affectivity in the learning process music for autistic children. For this, a field research was developed with a qualitative approach in the city of Ipueiras - CE, located in the southern region of the Chapada da Ibiapaba. It consisted of five classes in which musical activities were applied to four children within the autism spectrum in order to investigate the influence of affectivity on the musical learning process of autistic children. According to the results obtained, we point out the presence of affectivity and the role of longterm memory during all music classes. Thus, it was observed that the development of children with ASD during musical activities was connected to affectivity. It is possible to say that affectivity influences the learning process of these children, being necessary in the teaching practice of music educators.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64835
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2022_tcc_mmbsantos.pdfSANTOS, M. M. B. Os Benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 77f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.2,36 MBAdobe PDFView/Open


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