Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64835
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorStervinou, Adeline Annelyse Marie-
dc.contributor.authorSantos, Maria Michelle Batista dos-
dc.date.accessioned2022-04-05T12:11:30Z-
dc.date.available2022-04-05T12:11:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, M. M. B. Os Benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 77f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64835-
dc.description.abstractThe present study investigated the benefits of affectivity in the musical learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Affectivity corresponds to the individual's ability to be positively or negatively affected by internal and external sensations coming from the environment in which he is inserted. From personal experiences and reflections raised in the disciplines of didactics and methodologies of education of the Music Course - Licentiate, of the Federal University of Ceará (UFC) Campus de Sobral, the interest arose in analyzing and understanding the influence of affectivity in the learning process music for autistic children. For this, a field research was developed with a qualitative approach in the city of Ipueiras - CE, located in the southern region of the Chapada da Ibiapaba. It consisted of five classes in which musical activities were applied to four children within the autism spectrum in order to investigate the influence of affectivity on the musical learning process of autistic children. According to the results obtained, we point out the presence of affectivity and the role of longterm memory during all music classes. Thus, it was observed that the development of children with ASD during musical activities was connected to affectivity. It is possible to say that affectivity influences the learning process of these children, being necessary in the teaching practice of music educators.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducação Musical Inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.titleOs Benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo investigou os benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A afetividade corresponde à capacidade do indivíduo de ser afetado de forma positiva ou negativa por sensações internas e externas vindas do ambiente no qual está inserido. A partir de experiências pessoais e reflexões levantadas nas disciplinas de didática e metodologias da educação do Curso de Música - Licenciatura, da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral, surgiu o interesse de analisar e compreender a influência da afetividade no processo de aprendizagem musical de crianças autistas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa na cidade de Ipueiras - CE, localizada na região sul da chapada da Ibiapaba. Ela consistiu em cinco aulas nas quais foram aplicadas atividades musicais com quatro crianças dentro do espectro do autismo a fim de investigar a influência da afetividade no processo de aprendizagem musical de crianças autistas. De acordo com os resultados obtidos, apontamos a presença da afetividade e o papel da memória de longo prazo durante todas as aulas de música. Dessa forma, foi observado que o desenvolvimento das crianças com TEA durante as atividades musicais estava conectado à afetividade. É possível afirmar que a afetividade influencia no processo de aprendizagem dessas crianças, sendo necessária na prática docente dos educadores musicais.pt_BR
Aparece en las colecciones: MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_mmbsantos.pdfSANTOS, M. M. B. Os Benefícios da afetividade na aprendizagem musical de crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 77f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.