Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64789
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Desenvolvimento de jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico
Título en inglés: Development of an educational game about surgical positioning
Autor : Alves, Maria Geórgia Torres
Pereira, Emanuela Batista Ferreira e
Valença, Marília Perrelli
Santos, Danielle Christine Moura dos
Palabras clave : Educação em saúde;Educação em Enfermagem;Enfermagem Perioperatória
Fecha de publicación : mar-2022
Editorial : Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citación : ALVES, Maria Geórgia Torres et al. Desenvolvimento de jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico = Development of an educational game about surgical positioning. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 31-40, mar., 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64789. Acesso em: 1 abr. 2022.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um jogo educativo sobre posicionamento cirúrgico. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, na modalidade desenvolvimento de tecnologia educacional, realizada por uma acadêmica da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), monitora de Enfermagem Perioperatória com Ênfase em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. O jogo foi construído no mês de novembro de 2019, à luz da literatura disponível sobre posicionamento cirúrgico, considerando o conceito de Tecnologia Cuidativo-Educacional (TCE). Foram utilizados materiais de papelaria e recursos de impressão gráfica. Resultado: O material desenvolvido foi um jogo de tabuleiro do tipo trilha, intitulado "Adivinha a posição!”, que se utiliza da dinâmica do jogo com imagens e perguntas sobre as posições cirúrgicas para abordagem educativa de forma lúdica. Conclusão: O processo de construção deste jogo foi relevante para o processo ensino-aprendizagem na monitoria, pois agregou envolvimento intenso com a produção manual associada ao estudo teórico acerca da utilização de novas tecnologias de ensino no contexto da saúde.
Abstract: Objective: The purpose of this study was to describe the development of an educational game about surgical positioning. Method: This is a methodological research, in the development of educational technology, carried out by an academic from the nursing faculty of the University of Pernambuco, tutor of Perioperative Nursing with emphasis on Surgical Center and Material and Sterilization Center. The game was developed in November 2019, in the light of the available literature on surgical positioning, considering the concept of Care-Educational Technology (CET). Stationery materials and graphic printing resources were used to craft the game. Result: The material developed was a board game of the trail type, entitled "Guess the position!", which uses the dynamics of the game with images and questions about the surgical positions for a playful educational approach. Conclusion: The process of building this game was relevant to the teaching-learning process in tutoring, as it added intense involvement with manual production associated with the theoretical study on the use of new teaching technologies in the context of health.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64789
ISSN : 2525-9563
Aparece en las colecciones: NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_art_mgtalves.pdf535,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.