Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64708
Tipo: Dissertação
Título : O ensino a distância do conceito de medida baseado na Sequência Fedathi
Autor : Carmo, Fernanda Maria Almeida do
Tutor: Cerqueira, Gilberto Santos
Co-asesor: Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Sequência Fedathi;Ensino de Matemática;Educação a Distância;Mathematics teaching;Distance Education
Fecha de publicación : 2022
Citación : CARMO, Fernanda Maria Almeida do. O ensino a distância do conceito de medida baseado na Sequência Fedathi. Orientador: Gilberto Santos Cerqueira. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A informatização da sociedade, no âmbito das tecnologias digitais, trouxe novos paradigmas para a educação, incrementando a modalidade de ensino Educação a Distância. Os programas de ensino têm espaço para apresentar desenhos, linguagens e recursos educacionais e tecnológicos próprios. Nessa perspectiva, destaca-se a Educação a Distância do Laboratório MultiMeios, fundamentada na metodologia de ensino Sequência Fedathi. No caso do ensino de matemática, nessa proposta de Educação a Distância, ainda não há amplos saberes e conhecimentos consolidados. Com isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta para o ensino a distância do conceito de Medida, baseada na Sequência Fedathi. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e, da perspectiva do método, classifica-se como pesquisa exploratória, utilizando ainda a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. Assim, desenvolveu-se uma proposta didática para o ensino a distância do conceito de Medida, bem como um desenho didático no Ambiente Virtual de Ensino Moodle MultiMeios. Com essa pesquisa, observou-se uma reorganização dos conteúdos de Medida, constituído pelos conceitos de Grandeza, de Área e de Volume e obteve-se uma abordagem didática diferenciada do tratamento usualmente dado, com base na Teoria da Medida e no princípio Situação Generalizável. Produziu-se, também, material didático, a partir da elaboração de sessões didáticas de cada um dos referidos temas. Identificou-se, ainda, que a escolha das ferramentas nos ambientes virtuais deve levar em consideração, principalmente, a interação, a exemplo do TeleMeios e do Fórum. Concluiu-se que a Sequência Fedathi permite a construção conceitual e progressiva com participação ativa do aluno durante todo o percurso e que é a mediação do professor que faz toda a diferença, independente do ambiente, da tecnologia, dos meios e dos recursos que se utilize.
Abstract: The computerization of society, within the scope of digital technologies, has brought new paradigms to education, increasing the teaching modality Distance Education. The teaching programs have space to present their own designs, languages and educational and technological resources. In this perspective, Distance Education of the Laboratório MultiMeios stands out, based on the teaching methodology Sequência Fedathi. In the case of mathematics teaching, in this proposal of Distance Education, there is still not ample knowledge and consolidated knowledge. Thus, the objective of this research is to develop a proposal for distance learning of the concept of Measure, based on the Sequência Fedathi. This research has a qualitative character and, from the method perspective, it is classified as exploratory research, also using the Sequência Fedathi research methodology. Thus, a didactic proposal was developed for the distance learning of the concept of Measure, as well as a didactic design in the Virtual Teaching Environment Moodle MultiMeios. With this research, a reorganization of the Measure contents was observed, constituted by the concepts of Magnitude, Area and Volume, and a different didactic approach was obtained from the treatment usually given, based on the Measure Theory and the Situação Generalizável principle. Didactic material was also produced, based on the elaboration of didactic sessions on each of the aforementioned themes. It was also identified that the choice of tools in virtual environments should take into account, mainly, interaction, such as the TeleMeios and the Forum. It was concluded that the Sequência Fedathi allows the conceptual and progressive construction with the active participation of the student throughout the course and that it is the teacher's mediation that makes all the difference, regardless of the environment, technology, means and resources used.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64708
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_dis_fmadcarmo.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.