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Tipo: Dissertação
Título: Diversidade sexual na educação básica: um estudo sobre estratégias para inserção das temáticas no cotidiano escolar
Título em inglês: Sexual diversity in basic education: a study on strategies for inserting themes in school daily
Autor(es): Bandeira, Iara Danielle Ferreira
Orientador: Paiva, Antônio Cristian Saraiva
Palavras-chave: Educação;Diversidade sexual;Gênero;Ensino de Sociologia;Direitos Humanos;Participação juvenil
Data do documento: 2021
Citação: BANDEIRA, Iara Danielle Ferreira. Diversidade sexual na educação básica: um estudo sobre estratégias para inserção das temáticas no cotidiano escolar. Orientador: Antônio Crístian Saraiva Paiva. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O debate sobre a Educação Sexual no espaço escolar é uma questão antiga na história da Educação no Brasil. O que antes era conduzido apenas com viés higienista, no presente século exige o debate sobre a diversidade sexual e as expressões de gênero. Sendo assim, a disciplina de Sociologia elaborada para o Ensino Médio torna-se pertinente para possibilitar esses debates dentro das salas de aula. A pesquisa é produto da atuação como professora de Sociologia e a experiência numa Escola de Ensino Médio localizada num município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Pelo método de observação participante foi feito acompanhamento das atividades realizadas pelos estudantes da escola no que tange ao surgimento do chamado “Movimento Sendler”, cujo objetivo foi debater sobre gênero e sexualidade na escola, tendo como principais protagonistas os próprios discentes. Quando os estudantes jovens se percebem enquanto sujeitos de direitos e com voz dentro da sociedade, eles se movimentam de uma forma a transformar o que está em seu entorno. No que concerne ao cotidiano escolar, esses jovens veem-se diante de discursos e práticas pedagógicas sexistas, LGBTfóbicas e que menosprezam grupos ditos minoritários. Assim, o interesse da pesquisa voltou-se para compreender de que forma os movimentos de estudantes, a partir de atividades pedagógicas, atuam no espaço escolar trazendo temas de seus cotidianos fora e dentro da escola. A pesquisa tem o caráter qualitativo, foram realizadas análises de documentos relacionados à Educação no Brasil; entrevistas semiestruturadas e conversas informais. Apresentamos um breve histórico sobre a Educação Sexual no Brasil e no Ceará, assim como a importância da elaboração dos textos legislativos no que tange aos debates sobre diversidade sexual e de gênero e seu reflexo nos currículos escolares. Elaboramos uma breve etnografia sobre a escola, contemplando seus movimentos internos, seu plano pedagógico baseado nos direitos humanos e as suas estratégias pedagógicas para lidar com a temática em discussão e o protagonismo dos estudantes.
Abstract: The debate involving Sexual Education in the school space is an old issue in the history of Education in Brazil. What was previously debated only with a hygienist bias, in the present century requires debating on sexual diversity and gender expressions. Thus, the discipline of Sociology designed for high school becomes relevant to enable debates within the classroom. The research is the product of acting as a professor of Sociology and the experience in a High School located in a municipality in the Metropolitan Region of Fortaleza (RMF). Through the participant observation method, the activities carried out by the school's students were monitored regarding the emergence of the so-called “Sendler Movement”, whose objective was to debate gender and sexuality at school, with the students themselves as the main protagonists. When young students perceive themselves as subjects of rights and with a voice within society, they move in a way to transform what is around them. With regard to school life, these young people are faced with sexist, LGBTphobic discourses and pedagogical practices that despise so-called minority groups. Thus, the interest of the research turned to understand how the students' movements, from pedagogical activities, act in the school space bringing themes from their daily lives outside and inside the school. The research has a qualitative character, analyzes of documents related to Education in Brazil were carried out; semi-structured interviews and informal conversations. We present a brief history of Sexual Education in Brazil and Ceará, as well as the importance of drafting legislative texts regarding the debates on sexual and gender diversity and the impact on school curricula. We elaborated a brief ethnography about the school, contemplating its internal movements, its pedagogical plan based on human rights and its pedagogical strategies to deal with the theme under discussion and the protagonism of the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64691
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