Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64645
Type: TCC
Title: Uma análise das percepções dos professores de Física do ensino médio do Ceará no período de ensino remoto emergencial
Authors: Jesus, Bruno Ribeiro de
Advisor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords: Ensino de Física;Ensino remoto emergencial;Pandemia de Covid-19
Issue Date: 2022
Citation: JESUS, B. R. Uma análise das percepções dos professores de Física do ensino médio do Ceará no período de ensino remoto emergencial. 41 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino de Física tem sido um desafio para docentes e discentes permeando como senso comum a grande dificuldade de ensinar e de aprender a disciplina. O desafio aumentou em 2020 e 2021 com impacto causado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e suas variantes, que tem atingido todo o mundo. A velocidade de propagação do vírus ocasionou uma série de medidas de distanciamento, isolamento social e quarentena, se fazendo necessária a paralisação das aulas presenciais. O ensino remoto emergencial (ERE), como foi chamado o ensino em tempo de pandemia, surgiu como estratégia para a continuidade das aulas e a diminuição das perdas ocasionadas pelo afastamento dos alunos da escola. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as percepções dos professores de física, prioritariamente do ensino médio, durante o período de aulas com ERE. Este trabalho também abordou as dificuldades de ensinar física no brasil e o desafio do ensino em época de pandemia. Professores de física contribuíram respondendo a um questionário com 14 perguntas e através delas, conseguimos captar suas percepções e dificuldades. Os principais resultados obtidos foram ligados ao desafio dos professores para se adaptarem ao novo formato de aula, os recursos necessários, o apoio da escola e a forma de interação virtual com os alunos. Com este trabalho pode-se concluir a importância das aulas presenciais para os professores e que cada vez mais faz-se necessária a inclusão de tecnologias digitais para construir uma escola conectada com gerações futuras de jovens, assim atualizando a forma de aulas e o espaço presencial utilizada na escola.
Abstract: The teaching of Physics has been a challenge for teachers and students, permeating as common sense the great difficulty of teaching and learning the discipline. The challenge increased in 2020 and 2021 with the impact caused by the pandemic of the new 17ormo f17gie (Sars-Cov-2) and its variants, which has reached the whole world. The speed of propagation of the 17ormo caused a series of measures of distance, social isolation and quarantine, making it necessary to stop face-to-face classes. Emergency remote teaching (ERE), as teaching in times of a pandemic was called, emerged as a strategy for the continuity of classes and the reduction of losses caused by the removal of students from school. The main objective of this work is to analyze the perceptions of physics teachers, mainly from high school, during the period of classes with ERE. This work also addressed the difficulties of teaching physics in Brazil and the challenge of teaching in a time of pandemic. Physics teachers contributed by answering a questionnaire with 14 questions and through them, we were able to capture their perceptions and difficulties. The main results obtained were linked to the teachers’ challenge to adapt to the new class format, the necessary resources, the school’s support and the 17ormo f virtual interaction with students. With this work, it can be concluded the importance of face-to-face classes for teachers and that it is increasingly necessary to include digital 17ormo f17gies to build a school connected with future generations of 17ormo people, thus updating the 17ormo f classes and the face-to-face space. Used at school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64645
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_brjesus.pdf774,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.