Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64364
Type: Tese
Title: Enfrentamento da violência no território das juventudes: a potência dos círculos dialógicos para a tessitura de saberes nas aulas de educação física escolar
Authors: Cunha, Halisson Mota
Advisor: Silva, Maria Eleni Henrique da
Keywords: Juventude;Violências;Educação escolar;Círculos dialógicos;Enfrentamento;Youth;Violence;School;Dialogical circles;Confrontation
Issue Date: 2022
Citation: CUNHA, Halisson Mota. Enfrentamento da violência no território das juventudes: a potência dos círculos dialógicos para a tessitura de saberes nas aulas de educação física escolar. Orientadora: Maria Eleni Henrique da Silva. 2022. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa apresentou elementos potentes para o enfrentamento das manifestações de violências dentro do campanário das juventudes, ambientado no cenário escolar do Liceu do Conjunto Ceará (LCC) da cidade de Fortaleza. O objetivo geral foi refletir a potência da proposta de trabalho colaborativo com a perspectiva da dialógica com as juventudes frente ao enfrentamento das manifestações de violência no ambiente escolar do LCC. Assim os objetivos específicos, foram: a) Perceber os conceitos que os jovens do LCC trazem consigo a respeito da violência; b) Descrever os dilemas sentidos e vividos pelos jovens frente às diversas manifestações de violência que pairam em seu cotidiano; c) Apontar a potência para a utilização da educação física escolar (EFE) como estratégia para enfretamento da VE na ambientação do LCC; d) Socializar a potência dos Círculos Dialógicos em estimular a autonomia e protagonismo dos jovens frente ao enfrentamento da VE. A abordagem teóricometodológica teve caráter qualitativo, utilizando-se a componente da dialética colaborativa de intervenção, e que foram dispostas em uma proposta de intervenção, contendo três módulos com seis encontros. A pesquisa tomou como colaboradores centrais as juventudes do 2º ano do ensino médio na escola do LCC. Uma turma de cada turno foi indicada para participar, perfazendo um total de três turmas (manhã, tarde e noite). Dentre os procedimentos utilizados durante os encontros, utilizamos: os círculos dialógicos fundamentados na proposta de Figueiredo (2003) e as narrativas experienciais dos jovens participantes. Percebemos que diferentes tipos de violências pairam sob o mundo vivido dos jovens, se ramificando e sendo praticadas no ambiente escolar; Sentimos como a violência do “Bullying” deixa marcas profundas, podendo se propagar no tempo e espaço; Observamos a EFE, diante de seus conteúdos, como forma potente para o enfrentamento da VE; E indicamos, neste estudo, a potência dos círculos dialógicos como componente fundamental para estimular a autonomia e o protagonismo dos jovens para a superação das situações-limites diante dos seus contextos. No geral, também foi percebido que a escola do LCC tem sido um local de proteção para as juventudes, pois suas ações pedagógicas estimulam práticas democráticas, participativas e inclusivas, possibilitando uma formação integral dos jovens colaboradores. Outro fator determinante para a escola trilhar caminhos para o enfrentamento das violências, foi o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, o qual trabalham temas atuais e contextualizados na realidade da comunidade. Concluímos que: a) Esta pesquisa tem potência em ser trabalhada em rede, dentro da realidade da educação básica do Ceará, para o enfrentamento da VE; b) Os círculos dialógicos são fundamentais dentro de uma perspectiva colaborativa para estimular o saber parceiro e motivar a autonomia dos jovens no enfrentamento de diferentes problemáticas e possíveis situações de violências; c) Indicamos a componente da EFE como uma das possibilidades educacionais em enfrentar a VE no cenário das juventudes. Apontamos nesta tese, no tempo e espaço de sua confecção, que o cenário das juventudes ambientado na escola do LCC tem potência em lidar com o enfrentamento da VE.
Abstract: This research presented powerful elements to face the manifestations of violence inside the youth bell tower, set in the school setting of the Liceu do Conjunto Ceará (LCC) in the city of Fortaleza. The general objective was to reflect the power of the collaborative work proposal with the perspective of the dialog with the youths in the face of the manifestations of violence in the school environment of the LCC. Thus, the specific objectives were: a) To understand the concepts that LCC youths bring with them about violence; b) Describe the dilemmas felt and experienced by young people in the face of the various manifestations of violence that hover in their daily lives; c) Point out the potential for the use of school physical education (EFE) as a strategy to face VE in the setting of the LCC; d) Socialize the potency of Dialogical Circles in stimulating the autonomy and protagonism of young people in the face of facing EV. The theoretical-methodological approach had a qualitative character, using the component of the collaborative dialectic of intervention, and which were arranged in an intervention proposal, containing 3 modules with six meetings. The research took as central collaborators the youths of the 2nd year of high school at the LCC school. One class from each shift was indicated to participate, making a total of 3 classes (morning, afternoon and evening). Among the procedures used during the meetings, we used: dialogic circles based on the proposal of Figueiredo (2003) and the experiential narratives of the young participants. We realized that different types of violence hover over the young people's lived world, branching out and being practiced in the school environment; We feel how the violence of “Bullying” leaves deep marks, being able to propagate itself in time and space; We observed the EFE, in view of its contents, as a powerful way to face the VE; And we indicate, in this study, the potency of dialogic circles as a fundamental component to stimulate the autonomy and the protagonism of young people to overcome the limit-situations in the face of their contexts. In general, it was also noticed that the LCC school has been a place of protection for the youth, as its pedagogical actions stimulate democratic, participatory and inclusive practices, enabling an integral formation of young employees. Another determining factor for the school to tread paths to confront violence was the development of interdisciplinary projects, which work on current themes and contextualized in the reality of the community. We conclude that: a) This research has the potential to be worked in a network, within the reality of basic education in Ceará, to face VE; b) Dialogical circles are fundamental within a collaborative perspective to stimulate partner knowledge and motivate young people's autonomy in facing different problems and possible situations of violence; c) We indicate the EFE component as one of the educational possibilities to face EM in the youth scenario. We point out in this thesis, in the time and space of its making, that the scenario of youths set in the LCC school has the power to deal with the confrontation of VE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64364
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tese_hmcunha.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.